Autoridades alemãs registam 31 casos de trombose após administração da vacina da AstraZeneca
O Instituto Paul Ehrlich (IPE) fez saber esta terça-feira que do total de 31 casos, em 19 foi observada uma deficiência de plaquetas no sangue ou trombocitopenia.
Em nove casos, os afetados morreram. Com exceção de dois casos, todos os relatórios diziam respeito a mulheres com idades entre 20 e 63 anos. Os dois homens tinham 36 e 57 anos.
Vários estados suspendem vacinação
Berlim, Brandemburgo, e a cidade de Munique, na Baviera, já anunciaram que vão suspender a vacinação de menores de 60 anos com a vacina da AstraZeneca. Os responsáveis por estes territórios garantiram que não vão usar mais vacinas desta empresa ao saber que no país já ocorreram 31 casos de trombose
O ministro da Saúde, Dilek Kalayci, explicou nesta terça-feira que "como medida de precaução" e seguindo os novos dados sobre efeitos colaterais, a cidade de Berlim vai cancelar as consultas nos centros de vacinação enquanto se aguarda uma reunião com o governo federal e especialistas do Instituto Paul Ehrlich.
Durante esta manhã, o centro hospitalar Charité em Berlim também já tinha anunciado que irá interromper a vacinação de sua equipa feminina com menos de 55 anos com esta vacina. Embora, o hospital já tenha vacinado dois terços dos seus profissionais de saúde, a maioria com a vacina da Astrazena, e não exista registo de complicações, os responsáveis preferem "tomar medidas de precaução" até que os dados sejam avaliados.