Aumento de pedidos de ajuda leva Cruz Vermelha a lançar campanha nos hipermercados
O sistema de proteção social da Cruz Vermelha Portuguesa registou um aumento de 73% de pedido de ajuda em 2023. Estas solicitações surgiram ao abrigo do programa Mais Feliz, que presta apoio a famílias em situação de grande vulnerabilidade, auxiliando-as no pagamento das rendas das casas e outras despesas básicas, como água, luz, consultas médicas ou compras de alimentos e bens de primeira necessidade.
Estes números confirmam a tendência, já registada nos anos anteriores, de aumento expressivo dos pedidos de apoio e levam a CVP a lançar mais uma campanha solidária em 340 lojas de grandes superfícies de todo o país. Com esta campanha, a CVP, que está presente em todo o território nacional graças às suas 159 delegações, pretende reforçar capacidade de resposta e expandir ainda mais a sua ação.
Assim, entre 7 e 17 de março, todos são convidados a contribuir através da aquisição de vales monetários ou alimentares (que se traduzem em azeite, bolachas, esparguete, grão-de-bico e salsichas).
No próximo fim-de-semana, de 9 e 10 de março, voluntários da CVP estarão presentes em várias lojas El Corte Inglès, E’leclerc, Lidl, Pingo Doce e Sonae (Continente, Continente Modelo e Continente Bom Dia) para dinamizar uma campanha de recolha de bens alimentares e de produtos de higiene.
Os números de 2023: mais pedidos de ajuda e mais famílias beneficiárias
A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) voltou a registar, em 2023, um aumento no número de pedidos de ajuda, superando as 50 mil famílias que já beneficiavam de apoio social, através dos diversos serviços prestados pelas Estruturas Locais presentes em todo o território nacional e ilhas.
No âmbito da sua ação, a Cruz Vermelha desenvolve programas sociais, em todo o território, que visam mitigar as vulnerabilidades das pessoas e famílias, através de mecanismos de apoio como sejam o Cartão Dá CVP e o Mais Feliz. Em 2023, ambos registaram um aumento dos pedidos.
O Cartão Dá CVP registou um aumento de 59% no número de pessoas apoiadas. Três quartos dos beneficiários eram mulheres, tendo mais de metade idade compreendida entre 30 e 50 anos. Este mecanismo de apoio permite a cada pessoa ou família fazer compras com maior dignidade, promovendo a autonomia e reconhecendo a sua individualidade, ao permitir a escolha e seleção dos produtos de que necessita, respeitando as diferentes dietas, cultura e recursos.
As equipas sociais executoras do Cartão Dá CVP têm registado um número significativo de famílias monoparentais (35%) a requererem esta ajuda, como também, numa percentagem equiparada (34%), têm surgido solicitações de casais com filhos. Entre os titulares deste apoio, 44% estão desempregados, sendo que 27%, apesar de trabalharem por conta de outrem, não conseguem fazer face às despesas mensais e procuraram ajuda da CVP.
Quanto ao Mais Feliz, registou-se um aumento de 53% no valor disponibilizado para os apoios económicos, comparativamente a 2022. Este programa apoia famílias em situação de grande vulnerabilidade, auxiliando-as economicamente, suprindo as necessidades mais básicas em défice, mas acima de tudo, ajudando-as a construir um plano de intervenção individual, tendo como objetivo a capacitação para a autonomia,
Também no domínio do acompanhamento das pessoas em situação de sem-abrigo, prestado em 10 estruturas locais da CVP, houve um crescimento de 80% face a 2022. Em 2023, a CVP reforço a sua capacidade de dar respostas como acolhimento, distribuição de bens alimentares e produtos de higiene pelas equipas de rua, ajuda na definição de projetos de vida, impactando a vida de 1.986 pessoas, sendo que 69% delas são homens.
Em média, a Cruz Vermelha distribuiu 785 refeições por dia no ano passado.
A CVP dá também resposta a vítimas de violência doméstica e aos seus filhos, a idosos a quem acompanha através da teleassistência, centros de dia, lares, apoio domiciliário. Entre muitas outras respostas dirigidas à comunidade, como creches e ATL.