Oferta abrange Engenharia, Gestão e Enfermagem

Atlântica – Instituto Universitário e ESSATLA abrem candidaturas

As candidaturas às ofertas formativas da Atlântica – Instituto Universitário e da ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica para o ano letivo 2024/2025 já estão abertas e há novidades. Orientada para a área da saúde, a ESSATLA apresenta duas novas opções de formação, quer ao nível da licenciatura – com o curso de Farmácia – quer nos mestrados – com Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica. As candidaturas às licenciaturas e aos mestrados já podem ser realizadas online, destacando-se, nesta fase, o concurso para Maiores de 23.

Orientado para os alunos que não tenham completado o ensino secundário, mas que pretendam ingressar no ensino superior, o concurso Maiores de 23 apresenta-se como uma solução que permite que estes estudantes possam fazer prova da sua capacidade para a frequência de uma licenciatura. A avaliação da capacidade dos alunos é feita através de três momentos, iniciando-se com a apreciação do currículo escolar e profissional do candidato, a que se segue uma entrevista e, finalmente, uma prova escrita e oral, na qual o estudante deve comprovar competências relevantes para a área de formação pretendida. As candidaturas para este regime já estão abertas, havendo cinco fases, com a última a terminar em setembro.

ESSATLA aposta em formação diferenciada

O ano letivo 2024/2025 ficará marcado pela nova licenciatura em Farmácia da ESSATLA, que pretende formar profissionais habilitados na área da farmácia, do medicamento e dos produtos de saúde. Já no que diz respeito ao novo Mestrado – Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crónica –, a ESSATLA destaca a pertinência deste ciclo de estudos no seguimento das estimativas que apontam que, em 2050, mais de um terço da população residente em Portugal tenha 65 anos ou mais – um total de 3,3 milhões de pessoas – sublinhando-se ainda o facto de 41 por cento dos portugueses com 16 anos ou mais comunicarem sofrer de pelo menos uma doença crónica, segundo dados de 2019.

O objetivo do Mestrado é, assim, dotar os profissionais de enfermagem de conhecimentos científicos e técnicos conducentes a um exercício profissional especializado, centrando-se nas respostas humanas aos problemas de saúde e aos processos de vida, e reafirmar a relevância do papel desempenhado pelos enfermeiros.

Atlântica: Opções formativas distintivas nos diferentes ciclos de estudo

Marcados pela forte ligação à vertente empresarial, os cursos de 2º ciclo das áreas da Gestão e Engenharia da Atlântica apresentam planos de estudo desenhados para responder às necessidades do mercado e dos empregadores, aliando uma forte componente prática à partilha de conhecimentos teóricos. Nas áreas da Aeronáutica e dos Materiais, a Atlântica potencia, por exemplo, oportunidades de estágio com os parceiros industriais que fazem parte da AED - Cluster Aeronáutico Português, além da FIDAMC/Airbus – Espanha.

Situada em Oeiras, a Atlântica, que conta com oferta formativa há quase três décadas, apresenta mais de 10 licenciaturas que abrangem as áreas da Engenharia, das Ciências Empresariais e da Saúde. Entre elas, a Licenciatura em Engenharia Aeronáutica, a única numa instituição privada em Portugal.  As candidaturas podem ser realizadas através da plataforma da instituição, com diversas fases que encerram a 13 de setembro, para os cursos inseridos na ESSATLA, e a 11 de outubro para os restantes. 

Fonte: 
ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ESSATLA – Escola Superior de Saúde Atlântica