Atlântica e ESSATLA sensibilizam comunidade para a saúde mental
“A manutenção da saúde mental integra diversos fatores, nos quais se integra a prevenção de comportamentos de risco. Embora esta premissa se aplique a todas as faixas etárias, estas questões tendem a ser mais sensíveis junto da população mais jovem, em particular da comunidade académica”, explica Natália Espírito Santo, diretora-geral da Atlântica, sublinhando a importância a da presença da Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida – SER+ nas instalações da instituição. A unidade móvel vai disponibilizar, até às 16h00 de amanhã, rastreios ao HIV e Hepatites Virais, promovendo ainda o esclarecimento de dúvidas e aconselhamento sobre estas patologias, através da presença de profissionais especializados.
Paralelamente, entre as 15h00 e as 16h00, a Atlântica vai também acolher uma sessão de esclarecimentos, denominada Projeto Educação pelos Pares e que terá como público-alvo os jovens do ensino superior. Esta ação, que se irá debruçar sobre questões relativas à educação sexual, nomeadamente a prevenção da infeção VIH/SIDA, contará com o apoio da fundação A comunidade contra a SIDA. O conceito de educação pelos pares engloba várias modalidades de intervenção, partindo do princípio de que o aconselhamento por pares apresenta consideráveis vantagens quando comparado com o que é dado pelos adultos. A sessão de esclarecimentos vai procurar sensibilizar os jovens para comportamentos de risco, promovendo uma visão integrada da saúde física e, por consequência, mental.
Já no dia 10, Dia Mundial da Saúde Mental – que terá, este ano, como principal foco a temática do suicídio, com o objetivo de abordar estratégias preventivas de Saúde Mental Positiva – será marcado pela realização de várias atividades por parte da ESSATLA. A Escola Superior de Saúde Atlântica vai realizar uma sala aberta de saúde mental, onde serão desenvolvidos, ao longo do dia, workshops direcionados a diferentes temas e técnicas de prevenção de doença mental. As atividades, de participação gratuita, têm como objetivo sensibilizar para a importância da atividade física, mindfulness, gestão de emoções, capital psicológico ou esperança e compaixão para a manutenção da saúde mental.