Programa Ativa’mente é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

“Ativa’mente: o teu lugar saudável” é o mote para a edição 2024/2025 do Programa Ativa’mente

O Programa Ativa’mente, em 2022, teve como objetivos principais aumentar a literacia no âmbito da saúde mental e reduzir o estigma associado à doença mental, pelo que se focou em oito patologias relativas à saúde mental, procurando desconstruir estereótipos, dar informação pertinente e disponibilizar estratégias e recursos para uma melhor gestão da saúde mental.

O último tema abordado na 1ª edição foi o da promoção de estilos saudáveis, que permitiu construir a ponte para a próxima etapa, do Programa (2024 e 2025), sob o mote - “Ativa’mente: o teu lugar saudável”.

Nesta nova fase, o projeto pretende investir na mudança de comportamento, através da adoção de estilos de vida saudáveis, ao longo de todo o ciclo de vida e abrangendo os diferentes papéis que cada pessoa desempenha no seu dia a dia e na comunidade em que está inserida. Isto implica a abordagem de diferentes competências e áreas de vida, em que a população é desafiada a encontrar, com o apoio do Ativa’mente, o seu lugar saudável.

Para 2024, o Programa Ativa’mente propõe os seguintes temas:

  • Empatia (relembrar a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro);
  • Relações (focar na relação que desenvolvo comigo e com os outros);
  • Desafio(-te) (as pessoas serão convidadas a saírem da sua zona de conforto);
  • Viver de forma equilibrada (um olhar sobre a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional);
  • Desenvolver o cérebro (uma visão científica sobre a importância da estimulação cognitiva);
  • Olhar para o meu corpo (aprender a olhar para o corpo como lugar saudável);
  • Fazer uma pausa (saber como aproveitar as férias de forma saudável e equilibrada);
  • Gerir emoções (reconhecer a capacidade de identificar e lidar com as suas emoções e com as dos outros);
  • Riso (saber como utilizar o humor no dia a dia);
  • Parentalidade (refletir sobre o que implica uma parentalidade responsável);
  • Sentido (promover o sentido de propósito e a definição de objetivos e estratégias para os atingir).

Todos os conteúdos serão apresentados e dinamizados nas redes sociais próprias do Ativa’mente e da Câmara Municipal de Matosinhos e cada tema estará associado a um evento ou uma iniciativa, que por sua vez procurará captar a atenção e a participação do público que se identifica com o tema específico. O Programa será pautado de experiências imersivas e atividades experienciais, para que o público se sinta completamente envolvido, seja num ambiente virtual ou físico, e que desfrute ao máximo das experiências oferecidas.

Para estar a par de todos os eventos e iniciativas realizados, no âmbito desta edição do Programa Ativa’mente, acompanhe-nos através das redes sociais Facebook e Instagram.

O Programa Ativa’mente é cofinanciado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Plano das Operações Integradas dos Territórios de Intervenção (PAOITI).

Fonte: 
Programa Ativa’mente
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Programa Ativa’mente