Termos como skin fasting, slugging ou ronquina

Atida | Mifarma apresenta o “Dicionário de Beleza” que marcou 2021

Com o novo ano à porta, este é um bom momento para recordar os novos conceitos que surgiram em 2021 e revolucionaram o mundo da beleza e da cosmética. Os especialistas da Atida | Mifarma, o ecossistema de saúde e bem-estar que pretende tornar-se na maior plataforma de saúde online da Europa, elaborou uma seleção das principais tendências de beleza que surgiram este ano, explicando cada uma delas em mais detalhe.

No Make-up: Uma das tendências de beleza mais populares e que cresceu ainda mais em 2021. O efeito sem maquilhagem procura conseguir um aspeto natural e luminoso, pelo que é necessário conseguirmos uma pele saudável. Um sérum elaborado com ácido hialurónico e vitamina B5, ativos reconhecidos pelos seus efeitos calmantes e reparadores, pode ser o melhor aliado.

Ronquina: Este termo, popularizado em Espanha, designa uma fórmula que combina as plantas alecrim e quina. É um tratamento natural muito utilizado para combater a queda de cabelo, pois estes ingredientes penetram facilmente nos folículos capilares. Deve ser combinada com uma escova que facilite o desembaraçar do cabelo, sem nós ou frizz. Contudo, é preciso ter algo em atenção: este “elixir capilar” contém bastante álcool na sua formulação, pelo que não é recomendável para couros cabeludos sensíveis.

Skin Fasting: Uma técnica japonesa que promove a filosofia “menos é mais” e cujo principal objetivo é simplificar a rotina de cuidados da pele. É recomendado que se interrompa progressivamente a aplicação de cosméticos e, durante uma ou duas semanas, utilizar unicamente um produto – como um gel de limpeza purificante ou óleo de rícino, especialmente para pestanas ou sobrancelhas. A ideia é reduzir a rotina de beleza, mas não a eliminar completamente – e depende sempre das necessidades de cada pele e do efeito que se pretende conseguir.

Slugging: Uma tendência muito popular na Coreia, que consiste em terminar a rotina de cuidados faciais noturnos adicionando vaselina ao creme hidratante. Dessa forma conseguem selar-se os produtos aplicados anteriormente, para que sejam mais eficazes enquanto se dorme; e, por outro lado, evita-se a perda de água e mantém-se a hidratação da pele. Esta técnica é recomendada sobretudo para peles secas.

Tech Neck: A tecnologia que tanto adoramos pode, também, ser-nos prejudicial em alguns aspetos. O nosso pescoço é, muitas vezes, um dos perdedores: seja porque más posturas ao utilizar os dispositivos nos causam dores; ou porque o facto de estarmos sempre a olhar para baixo nos causa rugas nesta zona, o melhor é mesmo começarmos a utilizar produtos cosméticos para prevenir a “papada”.

Waterproof: Apesar de alguns produtos à prova de água, como as máscaras de pestanas, já serem populares há vários anos, a verdade é que já podemos aproveitar o mesmo efeito em muitas mais ofertas: lápis de olhos, pó compacto, sombras, batons e, claro, protetores solares.

“O autocuidado é essencial – nunca devemos esquecer-nos de nós mesmos, devemos mimar-nos e cuidar-nos tão bem quanto possível,” comenta Reme Navarro, farmacêutica e Business Strategy Director da Atida para o Sul da Europa. “Estas tendências destacaram-se durante 2021, mas vão, com certeza, permanecer durante os próximos anos, pelo que é sempre importante estarmos atentos!”

 

Fonte: 
Team Lewis
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock