APDP pede um plano mais abrangente para dar resposta às necessidades das pessoas com diabetes

Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal recebe candidatas Mariana Viera da Silva e Marta Temido

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) recebe no dia 1 de março, às 17 horas, a cabeça de lista do PS por Lisboa, Mariana Vieira da Silva, acompanhada por uma delegação de candidatos, incluindo Marta Temido, no âmbito da campanha eleitoral para as Eleições Legislativas que se realizam a 10 de março. O objetivo da visita é abordar o que pode e deve ser feito para responder às necessidades das pessoas com diabetes.

A associação tem um papel ativo na defesa de todas as pessoas que vivem com diabetes e pede mais colaboração na próxima legislatura. Para José Manuel Boavida, presidente da associação, “muito mais pode ser feito! Atualmente, mais de 40% dos portugueses entre os 20 e os 79 anos vivem com diabetes ou pré-diabetes”, reforçando a necessidade de agilizar o acesso ao tratamento para as pessoas com diabetes. A APDP tem como missão desenvolver uma estratégia multidisciplinar para lidar com doenças como a diabetes e alargar o campo de ação a outros locais do país, onde centros multidisciplinares e integrados de tratamento e de acompanhamento de pessoas com diabetes são necessários e poderão fazer toda a diferença para as pessoas com diabetes a nível local. “Esta arquitetura de acesso implica uma integração maior no SNS e uma agilização das relações com o Ministério da Saúde e o Ministério da Segurança Social”, conclui José Manuel Boavida.

Adicionalmente, a APDP tem várias propostas concretas, nomeadamente a criação de uma resposta nacional de prevenção da diabetes tipo 1 e tipo 2, a integração dos cuidados sociais no apoio às pessoas com diabetes, o acesso simplificado às bombas de insulina automáticas e o aumento da comparticipação dos medicamentos destinados às comorbilidades associadas à diabetes.

 
Fonte: 
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP)