Associação Portuguesa de Urologia e Bayer promoveram talk sobre o futuro da Oncologia
Com a evolução e as recentes mudanças no paradigma de tratamento dos doentes com cancro da próstata, o propósito deste encontro foi debater o futuro e o presente da doença.
“A NIAPU, a Bayer e o Grupo de Cancro da Próstata da APU uniram esforços para organizar um fim-de-semana marcante para todos os internos de Urologia portugueses – o FutUROtalks. Sem dúvida um enorme sucesso, que uniu especialistas e internos de urologia em discussões vibrantes em torno do diagnóstico e tratamento do cancro da próstata. Pautou-se por uma atmosfera de aprendizagem dinâmica, com suporte na evidência mais recente, mas sempre com os olhos na prática clínica diária e nas dúvidas do dia-a-dia dos internos. Estamos certos de que esta reunião vai entrar no calendário da urologia nacional”, Vasco Quaresma, Presidente do NIAPU, Direção do Núcleo de Internos da Associação Portuguesa de Urologia.
“Atualmente, o cancro da próstata é um dos tumores mais frequente nos homens e que causa mais mortes. Em 2020, as estatísticas do Globocan indicam que, nesse ano, o número de novos casos diagnosticados rondou os 6759. (1) É realmente importante contribuir para mudar este cenário e dar outro rumo à evolução da doença e, por essa razão, fez todo o sentido para a Bayer juntar-se ao NIAPU para ajudar a concretizar a ‘FutURO Talks”, destaca André Domingues, Nucleus Lead Oncologia.
A ‘FutURO Talks’ teve a duração de dois dias e permitiu aos especialistas reunidos discutirem o FutURO e o presente dos doentes com cancro da próstata em Portugal. A primeira edição das FutURO Talks fica marcada pela partilha de casos clínicos, bem como pelo ambiente descontraído que se fez sentir ao longo da iniciativa.