12 e 13 de abril

Associação Portuguesa de Sono organiza evento dedicado à Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono

Nos dias 12 e 13 de abril, a Associação Portuguesa de Sono (APS) organiza o evento SAOS (Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono) dedicado ao tema "Cruzamento de Especialidades Médicas". A reunião tem lugar no Hotel MH Peniche, num ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de saúde.

Neste curso teórico-prático serão debatidos os desafios no tratamento personalizado tanto no adulto como na criança e no adolescente, com troca de ideias entre as várias especialidades, desde Pneumologia, Pediatria, ORL, Estomatologia, Cirurgia maxilo-facial e terapia da fala.

"A SAOS é um distúrbio cuja prevalência tem vindo a aumentar nos últimos anos. O seu impacto negativo na qualidade de vida e risco cardiovascular leva a que se desenvolvam tratamentos eficazes e com aceitação crescente por parte do doente”, explica Daniela Sá Ferreira, Presidente da APS. A especialista destaca os “estudos recentes que clarificam a existência de fenótipos clínicos e patofisiológicos na SAOS surgindo, por isso, avanços no tratamento atual e abrindo caminho a uma terapia personalizada da doença”.

A SAOS deve ser encarada como uma doença crónica e de tratamento multidisciplinar, em que várias especialidades se cruzam e trabalham juntas.

A SAOS é uma condição preocupante que não afeta apenas os adultos, podendo ocorrer também em crianças e adolescentes, embora muitas vezes passe despercebida. “Em idade pediátrica, apresenta algumas particularidades, desde logo pelas causas subjacentes relacionadas com fatores anatómicos e fisiológicos, mas também pelas consequências negativas a nível comportamental e cognitivo, muitas vezes irreversíveis”, esclarece a pneumologista da Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho. Acrescenta ainda que “a abordagem terapêutica multidisciplinar e complementar com recurso a técnicas cirúrgicas e funcionais em idades-chave do crescimento craniofacial é fundamental neste grupo etário”.

Considerando a natureza multidisciplinar e crónica da SAOS, esta reunião oferece uma oportunidade única para os profissionais de saúde se atualizarem sobre os mais recentes desenvolvimentos e colaborarem na abordagem integrada desta condição. 

A APS incentiva todos os interessados a formalizarem inscrição neste evento, onde o conhecimento se encontra com a prática para melhorar significativamente o cuidado aos doentes com SAOS.

 
Fonte: 
Associação Portuguesa de Sono (APS)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Portuguesa de Sono (APS)