“Sono de qualidade, para todos, por uma melhor saúde global” é o mote de 2024

Associação Portuguesa de Sono assinala o Dia Mundial do Sono com atividades de sensibilização por todo o país

No próximo dia 15 de março celebra-se o Dia Mundial do Sono, uma data que visa sensibilizar a população para a importância do sono na saúde e no bem-estar geral. Para assinalar a ocasião, a Associação Portuguesa de Sono (APS) está a organizar um conjunto de atividades em vários pontos do país, com o intuito de promover uma maior consciencialização sobre a qualidade do sono e alertar para as questões relacionadas com os distúrbios do sono.

"A APS organiza um vasto conjunto de atividades, em várias regiões do país e dirigidas a diferentes público-alvo, tentando impactar diferentes faixas etárias”, refere Daniela Sá Ferreira, Presidente da APS e pneumologista na Unidade Local de Saúde de Gaia e Espinho (ULSGE).

Na cidade do Porto, destaca-se a exibição do documentário “Apneia”, produzido a partir de uma colaboração entre a APS, Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC-UC) e a companhia de teatro Marionet, que aborda a síndrome da apneia obstrutiva do sono. O filme será exibido no Auditório Porto Innovation Hub, com o apoio da Câmara Municipal do Porto, entre as 18h30 e as 20h00, proporcionando uma visão direta sobre as causas, consequências e tratamento desta condição.

“Pretendemos transmitir que o bem-estar físico, mental e social é maior se se dormir bem, não importa a idade.”

Em Lisboa, Coimbra e Porto, será lançada a série animada "Um Bom Sono Sob as Estrelas", um projeto que visa reforçar a importância da higiene do sono. Este projeto foi desenvolvido pelo CNC-UC e pelo UC-Exploratório e conta com a participação da premiada ilustradora Cristina Sampaio. Foi financiado pela Resmed Foundation e Gasoxmed e é apresentado em três locais diferentes: no Planetário do Porto (15 de março), UC-Exploratório em Coimbra (15 de março) e Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa (16 de março).

A destacar ainda o inovador concurso de vídeos “Sono de qualidade, para todos, por uma melhor saúde global”, destinado a crianças e jovens a frequentar os 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, que tem como objetivo sensibilizar os mais novos para as desigualdades que impedem que todos possam seguir as recomendações de higiene do sono e para a importância da saúde do sono, incentivando a expressão artística e a reflexão sobre o tema. O concurso, promovido pelo CNC-UC e APS, decorre de 15 de março a 15 de abril, podendo o regulamento ser consultado aqui. 

A Câmara Municipal de Lisboa também irá promover um conjunto de atividades entre os dias 12 e 22 de março, onde se enquadra o encontro “Sono de qualidade para todos por uma melhor saúde global”, marcado para o dia 20 de março, entre as 14h e as 17h. Paula Pinto, da Direção da APS, será a palestrante desta apresentação. 

"A qualidade do sono é um dos pilares fundamentais da saúde, a que se juntam a estabilidade emocional, alimentação adequada e a prática de exercício físico. Esta campanha de sensibilização enfatiza que dormir mal causa várias doenças e tem consequências na qualidade de vida presente e futura, pelo que é fundamental adotar uma correta higiene do sono", conclui Daniela Sá Ferreira.

O CNC-UC e a APS têm sido premiados anualmente, desde 2018, pela World Sleep Society, relativamente às iniciativas diferenciadoras que têm sido implementas em Portugal, o que demonstra a criatividade e relevância das ações de sensibilização para a população.

 
Fonte: 
Associação Portuguesa de Sono (APS)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Portuguesa de Sono (APS)