Associação Portuguesa de Osteoporose promove rastreios gratuitos na cidade do Porto
Assim, no âmbito do Dia Mundial da Osteoporose, a Associação Portuguesa de Osteoporose promove um programa de sensibilização para a Osteoporose junto da classe médica e da população em geral, com especial foco na sensibilização para a prevenção e diagnóstico e no incentivo à adoção de medidas preventivas e proativas de forma a contrariar a natural perda da massa óssea, procurando que o envelhecimento seja ativo e saudável.
"A prevenção é a estratégia mais importante no combate à osteoporose. É preciso educar nas famílias, na escola, nas empresas e alertar para o que podemos fazer para prevenir. É mesmo um imperativo cívico", afirma Pedro Cantista, presidente da Associação Portuguesa de Osteoporose.
O programa da Associação Portuguesa de Osteoporose tem início na próxima sexta-feira, com o 11º Encontro Científico APO, que reúne, na Casa da Música, no Porto, especialistas de renome na área da fisiatria, nutrição e desporto. Jaime Milheiro, Nuno Borges, Henrique de Barros são os convidados de Pedro Cantista, presidente da Associação Portuguesa de Osteoporose.
O programa prossegue no sábado das 9:30 às 13:00, na União de Juntas de Freguesia de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no Porto, aberto a toda a população. O objetivo é a sensibilização para o exercício, nutrição adequada, um estilo de vida saudável e diagnóstico atempado através de rastreios gratuitos, palestras, desporto e um lanche rico em cálcio e vitamina D - os nutrientes de maior cumplicidade com a saúde óssea.