Associação Careca Power pede atenção para o Cancro da Mama Triplo Negativo
“Triplo Negativo, Urgência a Triplicar” é o mote da campanha digital, que conta com o apoio da MSD Portugal e que tomará forma nos canais digitais da Associação Careca Power, bem como nas plataformas Google e Youtube, a partir deste mês de outubro.
A campanha tem por base o testemunho, na primeira pessoa, de uma mulher – a Marta – que enfrentou, muito jovem, o CMTN e a quem, no final desse percurso e contra todas as expectativas, foi permitida a realização de um grande sonho: voltar a ser mãe.
Por outro lado, a Campanha visa sensibilizar as pessoas para a necessidade de estarem atentas ao seu corpo, praticarem o autoexame e realizarem os exames de rotina, ou outros adequados, como parte essencial de uma cultura de prevenção e bem-estar.
Tratando-se do subtipo de cancro da mama mais agressivo e que evolui mais depressa, o CMTN atinge, sobretudo, mulheres jovens em idade ativa, pelo que o diagnóstico precoce é imprescindível para uma intervenção atempada e para melhorar a probabilidade de sucesso do tratamento.
Apesar de ser pouco conhecido - apenas 13,4% dos portugueses admite já ter ouvido falar - o CMTN é responsável por 35%¹ do total de mortes por cancro da mama e, por isso, a Careca Power decidiu assumir um papel ativo para ajudar a reverter esta situação. Segundo Miriam Brice, presidente da Direção da Associação: “Em Portugal, 15%² dos diagnósticos de cancro da mama dizem respeito ao CMTN, que afeta, sobretudo, mulheres jovens em idade ativa, uma fase da vida em que temos muitos sonhos. Assim, esta campanha visa abraçar e trazer esperança a estas mulheres, reforçando que também elas têm o direito de alcançar os seus sonhos: seja constituírem família, contruírem uma carreira ou quaisquer outros.”
A Associação Careca Power é exclusivamente gerida por doentes oncológicos e nasceu para combater a solidão, o vazio e o desconhecimento provocados pelo cancro. Hoje, a Associação é um pilar importante para homens e mulheres que lutam contra esta condição e que precisam de apoio nas mais variadas vertentes: legal, económica, profissional, de saúde, social e afetiva/emocional. A campanha de sensibilização “Triplo Negativo, Urgência a Triplicar” é mais uma forma de concretizar a missão da Associação, ajudando a desmistificar a doença e aumentando a literacia da população, de forma a contribuir para uma maior dignidade e qualidade de vida das pessoas com cancro.