Violência entre pares

“Assédio(s) no Ensino Superior” é tema de seminário internacional promovido pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Iniciativa enquadra-se nas comemorações do 15º aniversário do projeto “(O)Usar & Ser Laço Branco”, que visa promover relações de intimidade saudáveis e prevenir a violência entre pares, a começar pelo namoro.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organiza, na segunda-feira (dia 5 de dezembro), o “III Seminário Internacional Assédio(s) no Ensino Superior - Políticas e práticas de intervenção nas comunidades educativas”, reunião online que, de acordo com o programa disponível, junta especialistas de Portugal, Espanha e Brasil.

Eva Gómez Pérez (Faculdade de Educação da Universidade da Cantábria) é a convidada para proferir a primeira conferência do dia (às 9h30), intitulada "Assédio e poder nas relações interpessoais", isto logo após a sessão de abertura do congresso (às 9h00), dirigida pelo Presidente da ESEnfC, Fernando Amaral.

"Voz(es), silêncio(s) e movimentos de (des)ocultação de violências" (11h00 - 13h00) e "Boas práticas na prevenção do(s) assédio(s) no ensino superior" (14h30 - 16h00) são os temas dos painéis seguintes, onde serão discutidos assuntos como o “Sexismo - Preditor de violência”, as “Representações dos/as estudantes relativamente ao assédio sexual”, ou a “Saúde mental e sua relação com a violência no namoro em jovens universitários” – ver programa.

Antes da sessão de encerramento, Alexandra Silva (Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres) dissertará sobre o tópico "Stop ao assédio - Uma possibilidade ou uma utopia" (conferência entre as 16h00 e as 17h00).

Será, então, lançada uma campanha de sensibilização sobre Prevenção do(s) Assédio(s), dinamizada pelo projeto (O)Usar & Ser Laço Branco. E, a terminar, terão lugar, no Polo B da ESEnfC (em São Martinho do Bispo), as comemorações do 15º aniversário deste projeto, que tem como missão prevenir a violência entre pares, a começar pelo namoro, promovendo o fortalecimento da liberdade, da igualdade de género, do humanismo, da cidadania ativa, da cooperação e, ainda, dando mais poder aos jovens.

Desde 2007 que, sob a divisa “Um não à violência entre os pares”, o projeto (O)Usar & Ser Laço Branco sensibilizou dezenas de milhares de pessoas, entre estudantes do ensino secundário e superior, encarregados de educação e professores. Com estratégias de intervenção que passam pelo teatro do oprimido e pela educação por pares.

O “III Seminário Internacional Assédio(s) no Ensino Superior - Políticas e práticas de intervenção nas comunidades educativas” é organizado no âmbito do projeto “(O)Usar & Ser Laço Branco” e do projeto “Género, Saúde e Desenvolvimento", inscrito na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, da ESEnfC.

Mais informações estão disponíveis no sítio do evento na Internet, em www.esenfc.pt/event/lacobranco2022.

 

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Pixabay