Campanha “Dê Troco a Quem Precisa”

Arranca hoje iniciativa solidária para apoiar os mais vulneráveis no acesso ao medicamento

A 11.ª edição da Campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa”. começa hoje e decorre até 29 de maio, em cerca de 600 farmácias aderentes em todo o país. Durante este período, qualquer cidadão poderá doar o troco das suas compras ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, da Associação Dignitude. Os donativos angariados vão ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.

Para apoiar esta causa basta ir a uma farmácia aderente ou poderá fazer o donativo por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7).

Segundo o Índice de Saúde Sustentável desenvolvido pela Nova Information Management School, 1 em cada 10 portugueses não comprou os medicamentos prescritos porque não tem dinheiro para os pagar.

“Contribuir para esta Campanha ajudará as famílias mais vulneráveis a terem acesso aos medicamentos essenciais para uma melhor saúde e qualidade de vida. Apelamos, por isso, à solidariedade de todos para apoiarmos quem mais precisa no acesso ao medicamento.”, sublinha Maria João Toscano, Diretora Executiva da Associação Dignitude.

O Programa abem: já apoiou mais de 36 000 beneficiários. Com o apoio de todos, continuaremos a fazer a diferença na vida de quem mais precisa.

Os beneficiários do Programa abem: são cidadãos que se encontram em situação de comprovada carência socioeconómica, referenciados por entidades parceiras locais, como autarquias, IPSS, Cáritas e Misericórdias que integram uma rede colaborativa presente em todo o país. O beneficiário tem acesso ao Cartão abem:, bastando apresentá-lo numa farmácia para poder adquirir os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos, sem custos para si.

A Associação Dignitude emite recibos de donativo no âmbito do Estatuto de Benefícios Fiscais. Para tal, os doadores devem enviar comprovativo de transferência, nome e NIF para [email protected]

 
 
Fonte: 
Associação Dignitude
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock