Durante Congresso Centenário da Associação Portuguesa de Urologia

APU leva cancro da próstata a jogo em Coimbra no âmbito do projeto PCaGoal

A Associação Portuguesa de Urologia (APU) no âmbito do seu Congresso Centenário que tem lugar em Coimbra, entre os dias 20 a 22 de outubro, vai realizar um jogo de futebol integrado no projeto PCaGoal para doentes com cancro da próstata e médicos. Este projeto criado pela APU, com o apoio do FC Porto e da Bayer, utiliza o futebol de recreação como uma estratégia promotora de benefícios na saúde dos doentes com cancro da próstata. O jogo vai realizar-se no dia 19 de outubro pelas 19h00 no Estádio Universitário de Coimbra.

O projeto PCaGoal é uma iniciativa dirigida a doentes com cancro da próstata e visa melhorar a sua saúde, bem-estar e aptidão física, quebrando tabus e desmitificando o facto destes doentes não poderem realizar atividades desportivas. De acordo com a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), a investigação estabelece um papel clinicamente relevante do exercício físico ao longo da jornada do cancro e mostra que os doentes que se exercitam com frequência, experienciam uma diminuição de sintomas como depressão e ansiedade. Contudo, de acordo com os profissionais de saúde continua a ser um desafio incentivar os doentes com cancro da próstata a serem fisicamente mais ativos.

É neste contexto que o PCaGoal utiliza o futebol de recreação para assegurar uma maior adesão à atividade física a longo prazo e contribuir para a redução do impacto do cancro da próstata, através de exercícios adaptados a estes doentes com um acompanhamento e orientação de um treinador com formação específica no programa, assim como o acompanhamento e monitorização por profissionais das Ciências da Saúde e do Desporto.

Este jogo, com a duração de aproximadamente uma hora e meia, contará com a participação de cerca de 30 participantes, entre os quais estão os doentes que têm sido pioneiros desde o arranque deste projeto, mas também profissionais de saúde, que acompanhem estes doentes e sejam associados da APU. O objetivo é criar um momento de convívio entre todos os participantes e de partilha de experiências.

De acordo com os resultados preliminares de um inquérito realizado aos participantes do PCaGoal, a taxa média de participação nos treinos dos participantes do programa PCaGoal foi de 75% e em quatro meses verificou-se uma melhoria da pressão arterial sistólica e diastólica, do equilíbrio, da força muscular e da resistência.

“Estamos muito entusiasmados com os resultados positivos que este projeto tem tido e queremos agora passar à próxima fase de o tentar expandir para outras zonas do país, nomeadamente Lisboa. Queremos dar oportunidade aos doentes com cancro da próstata, para além da zona norte, de poderem praticar exercício físico de recreação, adaptado à sua condição física e com acompanhamento profissional”, afirma Miguel Ramos, Presidente da APU.

O cancro da próstata é a segunda neoplasia mais comum no homem, com cerca de 1,1 milhões de casos estimados em 2012 em todo o mundo. Estimativas mostram que aproximadamente 15% a 30% dos doentes apresentam doença metastática hormonossensível.

Para mais informações, consulte: https://apurologia.pt/projeto-pca-goal/.

 

 

 

Fonte: 
Associação Portuguesa de Urologia (APU)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Imagem de Sepp por Pixabay