Apoio institucional é crucial no sucesso da codificação em saúde
Foram três os speakers da Mackenzie Health Canadá que participaram na iniciativa para falar sobre standards e logística em saúde: Altaf Stationwala, President & CEO; Pamela Richards, Program Manager, Surgical Services; e Susan Simao, Director, Pharmacy & Medication Management. O CEO, Altaf Stationwala, expôs a intervenção da Mackenzie Health Canada no setor da saúde, destacando o impacto do recurso a standards na eficiência do setor; Susan Simao incidiu sobre a eficiência dos standards em farmácia e Pamela Richards em bloco operatório.
Após uma breve introdução à Mackenzie Health, Altaf Stationwala, President & CEO da Mackenzie Health, enfatizou que o setor da saúde ainda tem um longo caminho a percorrer no mundo da codificação e que “sem apoios institucionais vai ser muito difícil obter verdadeiros avanços neste sentido”. Terminou a sua intervenção destacando a importância da codificação: “os códigos promovem a identificação, rastreabilidade e a visibilidade”, como sublinhou.
Num segundo momento, o destaque foi para o tema da codificação em farmácia, que contou com o contributo de Susan Simao, Director of Pharmacy & Medication Management na Mackenzie Health. Na sua intervenção, explicou todo o processo de implementação de standards, da criação de infraestruturas à reembalagem de produtos, passando pelo investimento em automação, apontando como benefícios o facto deste processo melhorar a experiência dos prestadores de cuidados de saúde e também a diminuição de eventos que colocassem em causa a segurança dos doentes. “Há, no entanto, necessidade de grandes bases de dados e existem ainda muitos processos manuais que estão naturalmente sujeitos ao erro humano”, afirmou Susan, ao apontar alguns dos principais desafios.
Por fim, Pamela Richards, Program Manager, Surgical Services, na Mackenzie Health, abordou a implementação da codificação no bloco operatório e destacou que a codificação teve um grande impacto no reforço da segurança do doente, pelo aperfeiçoamento da eficiência dos processos, pelo aumento da satisfação dos profissionais de saúde mas, acima de tudo, pelo rigor da informação disponível sobre a gestão da condição de saúde do indivíduo em causa: “temos, agora, dados muito mais concretos nas fichas dos doentes”, explicou. Pamela Richards acrescentou, ainda: “estamos muito orgulhosos do nosso progresso e isso foi possível graças aos nossos parceiros. Ter o equipamento certo é crucial”.
A sessão terminou enfatizando que a implementação de standards em saúde tem inúmeras vantagens, mas é crucial que sejam disponibilizados às organizações prestadoras de cuidados os apoios institucionais necessários.
A GS1 Healthcare é uma comunidade internacional de stakeholders com intervenção no setor da saúde que integra a GS1. Instituída em 2005, esta comunidade aberta e neutra lidera a implementação e desenvolvimento do Sistema de Standards GS1, melhorando a segurança dos doentes e a eficiência operacional da cadeia de abastecimento.