14 de setembro

APLL apresenta programa de apoio a doentes com mieloma múltiplo

Iniciativa “Mieloma Múltiplo: Tratar Corpo e Mente” estará em destaque na Conferência Anual da associação sem fins lucrativos.

No mês da Consciencialização das Doenças Malignas do Sangue, a Associação Portuguesa de Leucemias e Linfomas (APLL) volta a promover o evento que, anualmente, reúne doentes, cuidadores, profissionais de saúde, voluntários e o público em geral em torno de um objetivo: informar, sensibilizar e promover o bem-estar de doentes afetados por patologias malignas do sangue. Com o tema “+ pelos doentes, juntos pela saúde", a Conferência Anual da associação terá lugar no dia 14 de setembro (sábado), a partir das 14h00, podendo ser acompanhada presencialmente, na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP), ou online.

Associação promove apoio holístico a doentes com mieloma múltiplo

Face à disponibilidade limitada de soluções adaptadas para responder às necessidades psicológicas e físicas dos doentes com mieloma múltiplo e amiloidose AL, a APLL criou um programa integrado, com o intuito de melhorar o bem-estar geral destes doentes. A apresentação do projeto “Mieloma Múltiplo: Tratar Corpo e Mente”, desenvolvido no seguimento de uma bolsa atribuída pela Myeloma Patient Europe (MPE) – uma organização internacional composta por 52 associações de doentes nacionais de 33 países europeus – será, assim, o ponto alto da Conferência Anual.

Após as saudações iniciais, o Professor Pedro Cunha, docente da FADEUP e especialista em Atividade Física e Saúde, dará a conhecer de que forma o acompanhamento de doentes de todo o país – facilitado pela modalidade online – permitirá responder a desafios como a gestão do cansaço e da dor e o aumento da resistência física. Além da componente física, que estará em destaque na apresentação, o programa contempla aspetos como a diminuição do sofrimento psicológico, a gestão das emoções ou o fomento da interação social, promovendo uma abordagem holística à melhoria da qualidade de vida dos doentes com mieloma múltiplo.

Os restantes momentos da programação vão abordar outros temas de relevo, como a comunicação com os profissionais de saúde e a decisão partilhada sobre os tratamentos, permitindo que os doentes se sintam mais envolvidos no seu próprio cuidado, ou o impacto da doença na dinâmica familiar, refletindo sobre a reintegração social dos doentes.

Importa sublinhar, ainda, a palestra sobre Macroglobulinemia de Waldenström – uma iniciativa alinhada com o compromisso da APLL em criar o primeiro grupo de apoio em Portugal para doentes com esta patologia. No final da Conferência, todos os participantes terão a oportunidade de participar numa aula de reabilitação física.

Há duas décadas a olhar pelo bem-estar de doentes e sobreviventes

Desde 2001, a APLL – uma associação sem fins lucrativos criada por doentes, familiares e profissionais de saúde, no Porto – tem-se dedicado à melhoria da qualidade de vida de doentes com leucemias, linfomas e mielomas – sem esquecer os seus familiares –, disponibilizando apoio psicológico e, quando necessário, financeiro. A instituição tem investido, ainda, na reabilitação física e psicossocial de doentes e sobreviventes de cancro.

Além do projeto “Mieloma Múltiplo: Tratar Corpo e Mente” e de diversas parcerias com a FADEUP no âmbito da reabilitação física destes doentes, refira-se o programa de apoio psicológico da APLL, “Superar Adversidades”, dividido em cinco sessões que abordam temáticas como a gestão da ansiedade e da depressão, estratégias de superação, a importância da comunicação e da autoestima, ou a qualidade de vida. A modalidade de grupos abertos permite que cada participante assista às sessões que se afigurem do seu interesse. A associação dispõe, ainda, de uma linha de apoio telefónico.

As inscrições para a Conferência Anual da APLL já estão abertas, podendo ser realizadas através do preenchimento de um formulário, por e-mail ([email protected]), ou por telefone (910 244 608). Mais informações disponíveis em www.apll.org.

Fonte: 
Central de Informação
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.