Encontro decorre em Lisboa dia 20 de junho

APFH e SEFH unem-se para a organização do 3.º Fórum Ibérico

No próximo dia 20 de junho, a Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH), juntamente com a Sociedad Española de Farmacia Hospitalaria (SEFH), organiza o 3.º Fórum Ibérico. O evento terá lugar na Fundação Oriente, em Lisboa, num ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais de saúde.

Neste espaço de discussão, abordar-se-á, durante a manhã, o regulamento de avaliação das tecnologias de saúde, o empoderamento dos doentes no processo de tomada de decisão, as melhores práticas farmacêuticas em ensaios clínicos e o acesso a medicamentos inovadores.

“Esta é uma reunião que prima pela troca de experiências e vivências, não só nacionais, como também internacionais, graças à presença dos nossos colegas de Espanha. Tal resulta num riquíssimo momento de formação e networking”, refere Patrícia Cavaco, presidente da APFH. Para a associação, “este é um evento de extrema relevância para o estreitamento de relações com a SEFH, contudo, os verdadeiros beneficiados são os participantes, que têm oportunidade de se atualizar com alguns dos experts de referência em cada uma das temáticas”.

O programa continuará à tarde, com uma sessão dedicada à gestão de escassez de stock, seguida de um painel de discussão em torno da otimização de recursos no contexto da Farmácia Hospitalar. “Estes são dois assuntos que estão na ordem do dia, pois é recorrente ouvirmos falar da escassez de recursos, materiais e humanos, nos hospitais. Cabe-nos a nós perceber que estratégias podemos implementar para melhorar as condições nos nossos locais de trabalho”, refere a também farmacêutica na Unidade Local de Saúde de Lisboa Ocidental/Hospital São Francisco Xavier.

A reunião terminará com um webinar, patrocinado pela Takeda, sobre o futuro da avaliação das tecnologias de saúde em Portugal.

O 3.º Fórum Ibérico contará com a presença da Dr.ª Cecilia Martínez Fernández-Llamazares, presidente da SEFH, e do Prof. Hélder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos.

Fonte: 
Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH)