Em tempo recorde

APDP ultrapassa marca de cinco mil rastreios à diabetes tipo 1 em crianças e jovens

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alcançou um marco significativo no âmbito da campanha “O Dedo Que Adivinha”, tendo realizado mais de cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens desde o seu lançamento, em setembro de 2024.

Com este resultado, a iniciativa atingiu, em apenas seis meses, metade do objetivo previsto para os quatro anos de duração do projeto - dez mil rastreios.

"É com grande orgulho que confirmarmos o sucesso da adesão a este projeto, que demonstra como a sociedade está consciencializada para a importância da deteção precoce da diabetes tipo 1 na população mais jovem", afirma João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP. "Identificar precocemente a doença permite intervenções mais eficazes, minimizando complicações futuras e melhorando significativamente a qualidade de vida destas crianças e jovens.”

A campanha “O Dedo Que Adivinha” faz parte do projeto europeu EDENT1FI, que tem como objetivo identificar crianças e jovens em fases iniciais de diabetes tipo 1, antes de terem sintomas e necessidade de internamento. O rastreio consiste num teste simples - recolha de sangue através de uma picada no dedo – que permite identificar se já existe um processo de destruição das células produtoras de insulina no pâncreas. A iniciativa tem contado com a colaboração fundamental de autarquias, escolas, e coletividades desportivas.

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Matosinhos foi pioneira no estabelecimento da parceria com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), a que se juntou, recentemente, a ULS do Baixo Alentejo, expandindo o acesso ao rastreio a um maior número de crianças e jovens nas respetivas regiões.

Locais onde os rastreios já foram realizados:

  • Clubes Desportivos: Escolas de Futebol do Sport Lisboa e Benfica, Sporting Clube Portugal, Clube de Futebol Benfica (Fófó), Clube Desportivo e Recreativo “Os Vinhais”, Clube de Futebol Sassoeiros.
  • Escolas: Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio, Colégio São João de Brito, Park International School, Colégio Dinis de Melo – Amor (Leiria), Escolas de Loures, Externato Marista de Lisboa.
  • Eventos: Vital Sport (Decathlon).
  • Agrupamentos de Escoteiros de Portugal (diversos grupos).
  • Feiras de Saúde e Iniciativas Autárquicas: Câmaras Municipais de Évora e Oeiras, Junta de Freguesia Agualva-Cacém.
  • Sede da APDP em Lisboa.

"Esta adesão reflete a importância de uma abordagem preventiva da diabetes tipo 1", reforça o diretor clínico da APDP. "Agradecemos o empenho e a disponibilidade de todas as entidades que têm colaborado connosco, permitindo que este projeto chegue a tantas crianças e jovens em todo o país.”

Para mais informações sobre o projeto, locais de rastreio e como participar, consulte: www.odedoqueadivinha.pt

 

Fonte: 
Burson
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock