Dia 23 de maio

APDP realiza segunda Talk ‘Diabetes: Presente e Futuro’

No próximo dia 23 de maio, às 14 horas, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) volta a debater os grandes temas da diabetes, na Segunda Talk ‘Diabetes: Presente e Futuro’. A sessão, realizada em parceria com a Renascença para assinalar o 98.º aniversário da associação, poderá ser acompanhada em direto através do Facebook da APDP e no Site e Facebook da Rádio Renascença.

Com moderação da radialista Sandra Torres, o debate conta com a presença de José Manuel Boavida, presidente da APDP, Raquel Coelho, pediatra, João Filipe Raposo, diretor clínico da APDP, e Paula Leitão, oftalmologista. Em cima da mesa estarão temas como o modelo de cuidados intermédios e de proximidade da Associação, as abordagens inovadoras na diabetes tipo 1, a perspetiva internacional e ainda Diabetes e Subvisão, uma realidade pouco abordada.

“Já com os 98 anos feitos, continuamos a celebrar este grande marco, desta vez através da segunda edição desta mesa-redonda. Cada vez mais perto dos 100 anos da APDP, a verdade é que continuamos a precisar de falar sobre esta doença sistémica que impacta a vida pessoal, social e económica de inúmeras famílias. Percorremos um longo caminho, é certo, mas o trabalho continua, e a APDP continuará ativa na luta pela adoção de políticas públicas que ajudem na prevenção da diabetes e no acompanhamento de pessoas que com ela vivem.”, explica José Manuel Boavida.

“A melhor compreensão da diabetes, e também a evolução do tratamento, tem permitido uma melhor qualidade de vida para todos os que vivem com diabetes e os seus familiares, e a APDP é a prova de que é possível garantir um bom acompanhamento. Importa agora mostrar o trabalho que temos feito ao longo dos anos, para que possa ser replicado.”, defende João Filipe Raposo.

Atualmente, a diabetes é uma das doenças mais prevalentes e uma das principais causas de morte em todo o mundo. Em Portugal, estima-se que cerca de 1,1 milhões de portugueses entre os 20 e os 79 anos tenham diabetes, 44% dos quais não diagnosticados.

 
Fonte: 
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP)