APDP avalia risco de diabetes tipo 1 em crianças e jovens
“A diabetes tipo 1 é um inimigo silencioso que quando entra na vida das crianças e dos jovens, rouba-lhes a despreocupação típica destas idades e representa uma grande sobrecarga para pais e cuidadores. Muitas vezes, quando o diagnóstico é feito, é já demasiado tarde, sendo necessário lidar com as complicações de uma doença já descompensada.”, alerta João Filipe Raposo, Diretor Clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), rematando: “O diagnóstico precoce e a avaliação do risco são as melhores armas para mudar o paradigma da gestão da DT1.”
“É com grande satisfação que anunciamos a nossa parceria com a APDP para o evento Vitalsport 2024. A prática regular de desporto é fundamental para a saúde. Através desta parceria, no decorrer do Vitalsport Amadora, incentivamos a adoção de um estilo de vida mais saudável, combinando assim no mesmo evento a atividade física com a deteção precoce de condições de saúde. Juntos, queremos construir uma geração mais saudável e consciente dos benefícios do desporto!”, afirma Roberto Almeida, Diretor de Loja Decathlon Amadora.
A DT1 é uma doença autoimune, em que o sistema imunológico da própria pessoa compromete o funcionamento das células do pâncreas que produzem insulina. Pessoas com diabetes tipo 1 necessitam de terapêutica com insulina para toda a vida porque o pâncreas deixa de a poder fabricar. A causa deste tipo de diabetes não é, ainda, plenamente conhecida, mas sabe-se que existe uma predisposição genética e não está diretamente relacionada com hábitos de vida ou de alimentação menos corretos.
O projeto europeu EDENT1FI resulta de um consórcio composto por 28 parceiros de 10 países, com a missão comum de identificar a DT1 na sua fase pré-clínica em crianças e jovens.
Em Portugal, calcula-se que serão mais de 30.000 as pessoas que vivem com diabetes tipo 1, 5.000 das quais serão crianças e jovens.