Tendo em vista o avanço na área dos Cuidados Paliativos em Portugal

APCP e FMUL encetam protocolo de colaboração

A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa estabeleceram um protocolo de colaboração, com acções nos domínios do ensino, investigação e divulgação científica, participação em projectos e acesso a bibliotecas, na área dos Cuidados Paliativos.

“Esta colaboração tem como objectivo um trabalho conjunto em prol do desenvolvimento dos Cuidados Paliativos, promovendo encontros para a partilha de conhecimento e experiência. O protocolo com esta entidade faz todo o sentido, já que a Faculdade de Medicina foi a precursora na formação avançada de Cuidados Paliativos em Portugal”, refere Manuel Luís Capelas, Presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP).

“A partilha de sinergias entre as duas instituições é uma mais-valia, tanto para os alunos e docentes da Faculdade, como para os sócios da Associação. Com esta parceria teremos condições especiais para oferecer, nomeadamente nos congressos, cursos, jornadas e actividades científicas”, acrescenta José Fernandes e Fernandes, Director da Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL).

O protocolo é apresentado publicamente no dia 10 de Julho, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, numa sessão especial inteiramente dedicada aos cuidados paliativos.

 

Sobre a APCP

A APCP é uma associação profissional, que congrega profissionais de múltiplas áreas e proveniências, que se interessam pelo desenvolvimento e prática dos cuidados paliativos, que no entanto não é prestadora directa de cuidados a pessoas doentes e suas famílias.

Foi fundada na Unidade do IPO do Porto em 1995 e pretende essencialmente:

Ser um pólo dinamizador dos cuidados paliativos no nosso país e um parceiro privilegiado no trabalho com as autoridades responsáveis pelo desenvolvimento destes serviços

Trabalhar em sinergia com organizações que visem o desenvolvimento dos CP e áreas afins em Portugal e no estrangeiro

Contribuir para a credibilização e garantia da qualidade das estruturas que prestam e/ou venham a prestar cuidados nesta área

Apoiar os profissionais de saúde que se queiram dedicar a esta área da saúde e fortalecer a investigação específica a desenvolver

 

Sobre a FMUL

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) é uma instituição pública universitária dedicada ao ensino e investigação na área da Medicina e Ciências da Saúde. Durante mais de meio século foi a única instituição de ensino médico da capital portuguesa, até à criação da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Foi formalmente criada em 1911 como parte da Universidade de Lisboa, instituída pelo Governo Provisório da República Portuguesa.

 

Fonte: 
Creative Press
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico e/ou Farmacêutico.