Em Lisboa

APCL organiza 2ª Conferência sobre Imunoterapia e Terapia Celular

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) promove, no próximo dia 8 de março, a 2.ª edição da Conferência "Olhando hoje para a imunoterapia do amanhã - novas aplicações e indicações da terapia celular", no Hotel Lumen, em Lisboa.

A conferência conta com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Hematologia e com a parceria da Associação Batazu que, tal como em 2024, se associa à APCL na realização deste evento.

Este evento, direcionado a profissionais de saúde, oferece uma oportunidade única para discutir e partilhar os avanços mais recentes em imunoterapia e terapia celular. Num momento em que a imunoterapia se consolida como uma abordagem revolucionária no tratamento de diversas doenças, com destaque para a hemato-oncologia, esta conferência assume uma particular relevância.

Especialistas nacionais e internacionais apresentarão um programa científico de excelência, abordando temas cruciais como as novas aplicações e indicações da terapia celular, desafios na sua implementação e a importância da qualidade de vida dos doentes.

Após as boas-vindas dadas por Manuel Abecasis, presidente da APCL, terá lugar uma conferência por Franco Locatelli, professor catedrático de Pediatria na Universidade Católica de Roma e director do Departamento de Hematologia e Oncologia Pediátrica do IRCCS Ospedale Pediatrico Bambino Gesu de Roma, que apresentará novas aplicações e indicações da terapia celular. A conferência será moderada por Arnon Nagler, director do Departamento de Hematologia e Transplantação no Chaim Sheba Medical Center em Tel Avive e por Joaquin Duarte, especialista do serviço de Pediatria Oncológica no IPO de Lisboa.

Seguidamente, José Mário Mariz, assistente graduado sénior e  director do Serviço de Hemato-Oncologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto, abordará a utilização de células CAR T como terapia de segunda linha para o linfoma B difuso de grandes células, numa sessão moderada  João Lacerda, diretor do Serviço de Hematologia Hospital de Santa Maria, e Maria Gomes da Silva, directora do Serviço de Hematologia do Instituto Português de Oncologia de Lisboa. Seguir-se-ão apresentações por especialistas dos serviços de Hematologia dos IPOs de Lisboa e do Porto e do Hospital de Santa Maria, abordando as respectivas experiências, focando nomeadamente as toxicidades precoces e tardias associadas ao tratamento com CAR T Cells.

Na segunda parte, o tema da imunoterapia avançada no mieloma múltiplo - células CAR T versus anticorpos biespecíficos - moderado por Fernando Leal da Costa, director do Departamento de Hematologia do IPO de Lisboa, e  por Catarina Geraldes, diretora do Serviço de Hematologia Clínica do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), será apresentado por Maria Vitoria Mateos, coordenadora do Grupo Espanhol de Mieloma Múltiplo (GEM) e por Paulo Lúcio, hematologista da Fundação Champalimaud.

A 2ª conferência do evento, moderada por Manuel Abecasis e por Fernando Pimentel dos Santos, presidente da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, sobre o tema “CAR T Cells: da Hematologia às Doenças auto-imunes”, é da responsabilidade de Arnon Nagler.

A encerrar, Maria Gomes da Silva falará sobre os desafios impostos à qualidade de vida dos doentes tratados com células CAR T. Um representante do Infarmed, ainda a anunciar, abordará o papel da instituição no acesso dos doentes à terapia com células CAR T. Esta sessão é moderada por José Mário Mariz e por Isabel Fernandes, oncologista no Hospital de Santa Maria e membro do Programa Nacional das doenças Oncológicas.

O encerramento estará a cargo de Manuel Abecasis, presidente da APCL, e Tomás Lamas, médico e presidente da Associação Batazu.

A APCL convida todos os profissionais de saúde a participar nesta iniciativa, contribuindo para o progresso do conhecimento e da prática clínica nesta área em constante desenvolvimento.

A inscrição no evento pode ser feita através do preenchimento do formulário online, enviando email para [email protected], ou através do contacto telefónico 213 422 205.

A iniciativa conta com um “unrestricted grant” da  Gilead, Johnson & Johnson e Novartis. 

Fonte: 
Burson
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.