Comunicado

ANTEM pretende dar visibilidade ao desenvolvimento, organização e especialização dos profissionais e técnicos da emergência médica

A ANTEM – Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica, “uma associação sócio profissional de direito privado, sem fins lucrativos, que abrange todos os intervenientes da emergência médica em Portugal, sejam eles intervenientes no pré-hospitalar, médicos, enfermeiros ou outros profissionais qualificados como sejam técnicos de emergência médica ou paramédicos”, nasceu com o objetivo de contribuir para o reconhecimento destes profissionais como acontece fora do país, dando “visibilidade e corpo ao desenvolvimento, organização e especialização dos profissionais e técnicos da emergência médica, através de um conjunto de iniciativas, e ações”.

Deste modo,  ANTEM “assume-se como entidade que representa e defende os interesses socioprofissionais, junto de quaisquer entidades públicas ou privadas, no domínio da emergência médica e também na sociedade em geral, a nível nacional, mas também na cooperação com entidades internacionais, apresentando-se como catalisador na congregação dos técnicos e profissionais da emergências médica, com o objetivo de melhorar desempenho e conhecimentos, com vista a alcançar uma posição de destaque no panorama do socorro nacional”.

Em comunicado apresenta-se como uma ferramenta de comunicação e espaço de interação, “dando a conhecer o trabalho dos profissionais, visando a valorização e a qualificação destes”, não aceitando “associações a interesses que não sejam o da melhoria da emergência médica”.

Segundo, a direção “A ANTEM não tem preconceitos em relação a qualquer outra associação do sector, mas reitera que apenas ela é, de origem e por criação, uma associação socioprofissional de direito privado e que representa os interesses dos profissionais da emergência médica” e “não se esconde e não opera escondida nas trincheiras de outras Associações ou organizações existentes”.

“Faremos o nosso caminho. E o nosso caminho é cumprir o compromisso que aqui assumimos com os profissionais da emergência médica, com a sociedade e com o País”, sublinha em comunicado.

Fonte: 
ANTEM – Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock