Tomada de posse é esta quarta-feira

Ana Paula Macedo preside à Escola Superior de Enfermagem da UMinho

A professora Ana Paula Macedo toma posse esta quarta-feira, dia 6, como presidente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (ESE). A cerimónia conta com a presença do reitor, Rui Vieira de Castro e decorre a partir das 10h00 no auditório da ESE (edifício 4), no campus de Gualtar, em Braga. Ana Paula Macedo substitui no cargo Esperança do Gago e, para o triénio 2024/2027, vai ter como vice-presidentes os professores Odete Sofia de Araújo e Rui Pereira.

Ana Paula Macedo é licenciada em Enfermagem Médico-Cirúrgica pela Universidade Católica, doutorada em Educação - Organização e Administração Escolar pela UMinho e pós-doutorada em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (Brasil). É professora da ESE há 27 anos, onde coordenou pós-graduações, projetos de investigação e foi também presidente (2017/2021). Venceu já o “Droesbeke Caring Award”, da Associação Internacional do Cuidar Humano (EUA) e publicou mais de meia centena de artigos científicos, uma dezena de capítulos de livros e o livro “Supervisão em Enfermagem: construir as interfaces entre a escola e o hospital”.

A ESE-UMinho é considerada uma referência na Enfermagem, tendo já sido premiada pelo Conselho Ibero-Americano em Honra da Qualidade Educativa, pela Organização das Américas para a Excelência Educativa e pelo Município de Braga.

Esta unidade politécnica nasceu em 1912 sob a dependência da Santa Casa da Misericórdia de Braga, com o nome Escola de Enfermagem do Hospital de São Marcos, que mais tarde passou a Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian de Braga, até ser integrada na UMinho em 2004. Possui o Centro de Investigação em Enfermagem e um núcleo da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde. A sua oferta educativa inclui licenciatura, mestrados e cursos breves, promovendo o desenvolvimento científico, técnico, cultural e ético dos seus estudantes. 

Fonte: 
Universidade do Minho (UMinho)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Universidade do Minho (UMinho)