Dois anos depois da sua criação

AMGEN Capability Center Portugal conquista 1º lugar no ranking de melhores lugares para trabalhar

O AMGEN Capability Center Portugal (ACCP), o primeiro centro de competências da biofarmacêutica AMGEN fora dos Estados Unidos, lidera o pódio da certificação Best Workplaces™, da consultora Great Place To Work®, destacando, uma vez mais, as suas práticas de recursos humanos a nível nacional.

Entre mais de 250 empresas e 65 000 colaboradores participantes, o centro de competências da Amgen distingue-se entre as “50 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal”, e obtém o 1.º lugar na categoria de empresas entre 201 e 500 colaboradores. Pioneira da indústria biotecnológica, emprega atualmente 350 colaboradores de 36 nacionalidades diferentes, dando suporte à atividade gobal da biofarmacêutica em áreas especializadas como Data e Analítica, Proteção Digital, Tecnologia e Inovação Digital, Assuntos Regulatórios, Cibersegurança, entre outras.

De entre os inquiridos, 92% destaca o centro de competências da AMGEN como um “Excelente Lugar para Trabalhar”, sendo que esta certificação reflete também a cultura de hospitalidade (93%), proximidade (93%) e justiça (95%), resultado do diagnóstico ao ambiente organizacional realizado com base num inquérito global e anónimo aos seus colaboradores.

Com escritório inaugurado no país no final de 2021, o AMGEN Capability Center Portugal promove estratégias de retenção e atração de talento, através de iniciativas e projetos internos colaborativos, ações de bem-estar e lazer, atividades de promoção das políticas de diversidade, inclusão e pertença, e eventos de reforço da missão a que se propõem diariamente: servir os doentes, a nível externo, e os seus colaboradores, a nível interno.

Durante a cerimónia de atribuição do prémio, Daniel Campanha, General Manager do ACCP, referiu: “Somos uma equipa multicultural, com uma grande diversidade, trabalhamos muito e, principalmente, olhamos para a nossa missão de servir os doentes todos os dias. Esse é o nosso propósito. Isso inspira-nos a fazer a cada dia cada vez mais e melhor.” Para rematar, agredeceu e dedicou o troféu a todos os colaboradores da AMGEN pela sua dedicação e contributo diário para o crescimento e sucesso da companhia.

Para Ana Sofia Brazão, Human Resources Lead do AMGEN Capability Center Portugal, este 1.º lugar resulta da “implementação de uma estratégia focada na jornada do colaborador. Desde a criação de um processo de onboarding compreensivo, de canais de comunicação facilmente navegáveis, à criação de uma academia interna de formação e aprendizagem, a programas de mentoring e coaching que fortalecem uma cultura de segurança psicológica, diversidade e pertença.” A esta estratégia acrescenta a promoção de “eventos no âmbito da nossa multiculturalidade e de confraternização porque é importante fomentar a conexão e proximidade, sobretudo numa equipa tão diversificada” e “o nosso ambiente informal e flexível que estimula uma atmosfera de trabalho criativa e colaborativa entre todos os departamentos.”

Daniel Campanha constata que esta certificação é um reconhecimento gratificante da equipa, mas que, consequentemente, aumenta a responsabilidade da AMGEN e do centro de competências em Portugal de continuar a corresponder às expectativas e confiança de todos os colaboradores, compometendo-se a continuar e reforçar a estratégia com foco nas pessoas implamentada desde o primeiro dia.

O Ranking Best Workplaces™, da consultora Great Place to Work®, adota como metodologia para este reconhecimento a recolha da opinião dos colaboradores, com preponderância de 75% da nota final, e a avaliação das práticas de gestão de pessoas. Os “Melhores Lugares Para Trabalhar” maximizam o potencial humano através de uma liderança eficaz, de valores com significado e de uma relação profunda de confiança entre todos os colaboradores e, por isso, o estudo analisa o ambiente organizacional e a experiência dos colaboradores em dimensões como a credibilidade, respeito, imparcialidade e orgulho, permitindo, assim, a identificação de pontos fortes e de oportunidades de melhoria, assumindo-se como o primeiro passo para criação e implementação de um plano de ações.

 
Fonte: 
Amgen Biofarmacêutica
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Amgen Biofarmacêutica