Algebra Capital financia bolsa de investigação no valor de 10 mil euros
O projeto, selecionado pela FROC, visa o estudo do “Papel Da CD24, uma proteína do “checkpoint” imunológico, na Biologia e Terapia de Meduloblastomas” e do seu potencial terapêutico aplicado ao cancro pediátrico. Os principais contributos deste projeto serão a validação da CD24 e do seu potencial terapêutico e a compreensão biológica desta molécula no contexto do microambiente tumoral.
“Com esta investigação pretendemos demonstrar que a CD24 é importante no processo de desenvolvimento de meduloblastomas e que a sua inibição pode ser uma opção terapêutica de sucesso para alterar o prognóstico reservado destes agressivos tumores cerebrais pediátricos”, explica Rui Manuel Reis, PhD e professor assistente no Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS), Escola de Medicina, da Universidade do Minho, em Braga, onde coordena a equipa de investigação deste projeto.
Em Portugal, os casos de cancro pediátrico são cerca de 400 casos por ano. Apesar da taxa de sobrevivência a cinco anos ser bastante elevada, comparativamente com os adultos, ainda é a primeira causa de morte não acidental nesta faixa etária. Os tipos de cancro com maior incidência são as leucemias, os linfomas e os tumores do Sistema Nervoso Central (SNC), sendo o meduloblastoma um tipo de tumor do SNC.
“Receber a bolsa da FROC com o apoio da Algebra Capital foi uma grande honra e reconhecimento da qualidade e importância do nosso projeto para o conhecimento de tumores cerebrais em crianças”, conta o docente. “Estamos profundamente gratos por acreditarem no nosso projeto e pela oportunidade de contribuir para tão importante pesquisa”, termina.
A respeito desta parceria, Bernardo Simões, CEO da Algebra Capital, afirma que “este ano, determinamos que o valor habitualmente gasto a celebrar o nosso aniversário será partilhado com causas maiores do que a nossa, pois queremos que o nosso impacto no mundo seja o mais positivo possível”. “Acreditamos que as empresas devem ter um impacto positivo na comunidade, pelo que, apoiar um projeto com esta importância é algo que faz todo o sentido para nós e nos deixa extremamente orgulhosos. Estamos muito gratos à FROC por nos terem aceitado como parceiros”, acrescenta.
A FROC tem como objetivo principal apoiar e proteger as crianças com cancro e seus familiares concentrando a sua atividade em duas grandes áreas: informar, esclarecendo os pais e as crianças sobre questões relacionadas com o cancro infantil e promover a investigação, contribuindo assim para o avanço da medicina nesta área.
A Algebra Capital integra o grupo LX Patners e nasceu em 2016, em Lisboa. Desde então, já gerou mais de quatro mil milhões de euros em ativos. Além de uma vasta experiência no mercado português de Non Performing Loans (NPL), o desenvolvimento de aplicação tecnológica própria permite uma melhor análise e controlo dos resultados, reduzindo a probabilidade de risco associado aos negócios.