Alexandra Bento eleita “Nutricionista do ano” nos primeiros prémios do setor

“É muito gratificante ver o nosso percurso reconhecido, principalmente pela classe em que nos inserimos, uma vez que é em prol desta que trabalho, todos os dias, para elevar o papel que os nutricionistas têm na promoção da saúde de todos os portugueses. É à classe, aos nutricionistas, que dedico esta distinção!”, salienta Alexandra Bento.
A primeira edição dos Prémios Viver Saudável pretendeu distinguir a excelência e premiar o que de melhor se faz na nutrição, em Portugal, e reconhecer os nutricionistas pelo seu trabalho diário na melhoria da saúde dos portugueses, enquanto agentes estruturais da promoção e garantia da saúde pública. Para além do prémio "Nutricionista do Ano", a Viver Saudável entregou, também, o galardão "Projeto do Ano".
Paulo Silva, diretor da Revista Viver Saudável, justifica a escolha de Alexandra Bento enquanto “Nutricionista do Ano” por “contribuir decisivamente para que os Nutricionistas sejam cada vez mais reconhecidos como os profissionais de saúde que de facto são; por enfrentar os desafios e superá-los, sempre em nome e defesa da profissão; pela capacidade de mobilização e liderança; também pela resiliência; mas igualmente pelo muito que esperamos que construa sobre as vitórias obtidas, seja no quadro institucional ou na prática pessoal da profissão.”
Este galardão vem somar-se à Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde, Grau Ouro, recebida em 2018, pelo trabalho desenvolvido por Alexandra Bento na defesa e promoção de hábitos alimentares saudáveis. Já em 2015, a atual bastonária da Ordem dos Nutricionistas, foi reconhecida pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha de Mérito – Grau Ouro, por ter sido uma das impulsionadoras do processo de criação da Ordem dos Nutricionistas, cuja sede acabaria por ficar instalada na cidade.
Alexandra Bento é doutorada em Ciências do Consumo Alimentar e Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e mestre em Inovação Alimentar pela Universidade Católica Portuguesa, onde é professora convidada e regente das unidades curriculares de Política Alimentar e Nutricional e Gastrotecnia.
Recorde-se que Alexandra Bento foi, durante mais de uma década, presidente da Associação Portuguesa dos Nutricionistas, onde abriu caminho para a criação da Ordem dos Nutricionistas. Iniciou o seu percurso profissional como nutricionista no Hospital de Amarante, cidade onde cresceu, sendo atualmente assessora superior de nutrição da Administração Regional de Saúde do Norte.