8 de julho – Dia Mundial da Alergia

Alergias alimentares – um problema crescente de saúde pública

Assinala-se hoje, 8 de julho, o Dia Mundial da Alergia. Esta iniciativa conjunta da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Mundial da Alergia (OMA), à qual a SPAIC se associa, pretende alertar para a importância de prevenir e tratar as alergias sendo, este ano, o foco nas alergias alimentares.

É precisamente neste âmbito e com o objetivo de esclarecer a população que a SPAIC vai realizar hoje, na sua página de Facebook, pelas 21h00, o Consultório Online dedicado à alergia alimentar.

As alergias alimentares são frequentemente a primeira manifestação de doença alérgica e embora sendo mais frequentes na infância podem surgir em qualquer idade decorrendo habitualmente da ingestão do alimento, mas também a inalação ou o contacto cutâneo com os alergénios alimentares podem desencadear sintomas. Mundialmente, cerca de 250 milhões de pessoas podem sofrer de alergias alimentares sendo este um problema sério de saúde.

Apesar de qualquer alimento poder ser responsável por causar alergia alimentar, existem alguns que mais frequentemente são implicados nas alergias alimentares na infância, como o leite de vaca, o ovo e o trigo. Relativamente ao seu tratamento, baseia-se essencialmente no tratamento dos episódios agudos provocados pela ingestão e na identificação e evicção dos alimentos, ingredientes ou aditivos alimentares responsáveis pela ocorrência dos sintomas.

A SPAIC integra um Grupo de Interesse em Alergia Alimentar cuja principal missão passa precisamente por educar e apoiar os doentes com este tipo de alergia e os profissionais de saúde que os acompanham.

Fonte: 
RX Consulting
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.