Aumenta a imunidade independentemente de qual a vacina administrada inicialmente

Agência Europeia do Medicamento recomenda a utilização de segunda dose da vacina da Jassen

O Comitê de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Autoridade Europeia do Medicamento (EMA) divulgou, hoje, a sua opinião favorável relativamente ao uso da vacina da Janssen quer como reforço (booster) da própria vacina quer como reforço heterólogo “mix and match booster” após vacinação primária das vacinas mRNA.

Esta recomendação tem como base dados que demonstram que a vacina da Jassen, administrada numa única dose, ou como dose de reforço pelo menos dois meses após esquema vacinal completo para aumentar a proteção contra COVID-19 sintomática, induz respostas imunológicas robustas e duráveis quer de anticorpos, quer a nível de imunidade celular (as respostas de imunidade celular têm vindo a ser demonstradas como potencialmente importantes para uma proteção duradoura e contra doença grave).

De acordo com os dados, a vacina da Janssen aumenta a proteção em 75% contra COVID-19 sintomática, em termos globais, após a inoculação da dose de reforço dois meses após a vacina primária e oferece 100% de proteção contra doença grave, após 14 dias de inoculação da dose de reforço.

Por outro lado, realça-se o facto de a dose de reforço da vacina da Janssen aumentar a imunidade independentemente de qual a vacina administrada inicialmente.

 

Fonte: 
M Public Relations
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock