AbbVie Portugal seleciona cinco startups com projetos inovadores
O desafio foi lançado em fevereiro e responderam 59 startups provenientes de 17 países diferentes entre os quais Portugal, Espanha, Alemanha, Inglaterra, Suíça, Bélgica, países nórdicos e do leste da Europa.
A TonicApp, de origem portuguesa, apresenta um conjunto de recursos médicos numa única aplicação móvel, com um assistente virtual baseado em ChatGPT. A Knok, também portuguesa, propõe uma plataforma de saúde digital personalizável e escalável, uma solução de marca branca com mais de 50 aplicações internas personalizáveis e uma API aberta que se integra totalmente com quaisquer sistemas existentes.
A Byteflies, proveniente da Bélgica, está a desenvolver uma solução que traz a qualidade dos dados de ambiente hospitalar para a casa dos doentes, ajudando na monitorização de indicadores oncológicos. A Vitala, de origem sueca, está a criar uma plataforma integrada para os profissionais de saúde prescreverem, monitorizarem e gerirem exercícios físicos específicos para doentes com doenças crónicas, através de uma app de terapêutica digital. A Popit, da Finlândia, apresenta um dispositivo que pretende alertar os doentes para a toma dos comprimidos, reduzindo assim as hipóteses de esquecimento.
O programa de inovação aberta “LeapUp”, desenvolvido pela AbbVie, em parceria com a Nova SBE Co.Innovation Lab, que é parte integrante do Nova SBE Innovation Ecosystem, tem como objetivo criar as condições necessárias para o desenvolvimento e sucesso destes novos projetos. Após esta fase de seleção, as startups selecionadas têm agora a oportunidade de desenvolver o seu projeto, explorando sinergias, co-criando e co-desenvolvendo novos caminhos e futuras oportunidades de negócio diretamente com a AbbVie Portugal, numa parceria de colaboração.
De acordo com o diretor-geral da AbbVie Portugal, Antonio Della Croce, “estamos muito entusiasmados com a recetividade que o projeto teve nesta sua primeira edição. Recebemos 59 candidaturas de 17 países diferentes, propostas e projetos muito válidos. Estamos conscientes que a inovação tecnológica tem alterado profundamente a prática clínica e a relação entre profissionais de saúde e doentes. Queremos continuar a contribuir e a fomentar essa inovação, dando a oportunidade, com a nossa experiência e o nosso know-how, a estas startups com projetos disruptivos que tanto têm para oferecer ao ecossistema da saúde”.
Nas palavras de Catarina Silva, Innovation Program Manager na Nova SBE, “o LeapUp é basicamente um bom exemplo daquilo que fazemos. É um programa de inovação aberta, em que um dos membros do nosso ecossistema de inovação, a AbbVie Portugal, nos desafiou a procurar startups que respondessem a desafios específicos. E foi isso que fizemos. Um programa de inovação aberta com startups para melhorar a vida das pessoas”.