Estudo

97,9% dos utentes sentem-se respeitados e compreendidos pela equipa da APDP

Um estudo recente baseado nas respostas dos utentes da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) revela um elevado grau de satisfação em áreas cruciais para a qualidade do atendimento.

A avaliação realizada anualmente pela APDP avalia fatores diferenciadores, como a decisão partilhada entre profissional de saúde e pessoa com diabetes, o respeito pelas especificidades de cada uma e a articulação entre a equipa multidisciplinar. Em termos globais, mais de 95% dos utentes consideram a APDP “Boa” ou “Muito Boa”.

“Este inquérito mostra ótimos resultados que se têm consolidado ao longo dos anos, mantendo a APDP sempre um nível de boa qualidade. Estamos muito felizes, mas há sempre espaço para melhorias e, por isso, continuamos todos os dias a trabalhar com o compromisso de fazer mais e melhor pelas pessoas que acompanhamos.”, afirma José Manuel Boavida, médico endocrinologista e presidente da APDP.

A tomada de decisão partilhada entre o profissional de saúde e a pessoa com diabetes assume um papel central no modelo de atendimento da APDP. Os resultados do estudo comprovam o sucesso desta abordagem, com 94,1% dos utentes a confirmarem que a decisão sobre o seu tratamento é partilhada com a equipa médica. “Esta prática promove a autonomia da pessoa, permitindo-lhe participar ativamente nas decisões que dizem respeito à sua saúde e ao seu bem-estar, contribuindo para uma maior adesão terapêutica e satisfação global. Ao longo dos anos, este tem sido, sem dúvida, um fator decisivo na aposta contínua dos nossos utentes nos serviços da APDP.”, explica o endocrinologista.

Reconhecendo a diabetes como uma condição complexa que afeta cada indivíduo de forma diferente, a APDP coloca ainda o respeito pelas especificidades de cada pessoa no centro do seu atendimento. O estudo confirma o impacto positivo desta abordagem, com uma expressiva percentagem de 97,9% dos utentes a sentirem-se respeitados e compreendidos pela equipa da APDP. Esta postura humanizada e individualizada contribui para a criação de um ambiente de confiança e segurança, essencial para o sucesso do tratamento.

Além disto, a APDP investe na articulação eficaz da sua equipa multidisciplinar, assegurando que os utentes recebem um acompanhamento completo e coordenado. Uma estratégia que agrada aos utentes, dos quais 95,7% consideram que os circuitos clínicos e a comunicação entre os diferentes profissionais são claros e eficientes. Esta fluidez na comunicação interna traduz-se numa experiência mais positiva para o utente, evitando redundâncias e otimizando o processo de tratamento.

O estudo, realizado pela eurosondagem entre 18 de novembro e 2 de dezembro de 2024, contou com a participação de 400 utentes e resulta de entrevistas pessoais e diretas. Os resultados reforçam a importância da decisão partilhada, do respeito pelas especificidades e da articulação da equipa multidisciplinar como pilares de um atendimento de excelência na área da diabetes.

Fonte: 
Burson
Nota: 
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