97,9% dos utentes sentem-se respeitados e compreendidos pela equipa da APDP
A avaliação realizada anualmente pela APDP avalia fatores diferenciadores, como a decisão partilhada entre profissional de saúde e pessoa com diabetes, o respeito pelas especificidades de cada uma e a articulação entre a equipa multidisciplinar. Em termos globais, mais de 95% dos utentes consideram a APDP “Boa” ou “Muito Boa”.
“Este inquérito mostra ótimos resultados que se têm consolidado ao longo dos anos, mantendo a APDP sempre um nível de boa qualidade. Estamos muito felizes, mas há sempre espaço para melhorias e, por isso, continuamos todos os dias a trabalhar com o compromisso de fazer mais e melhor pelas pessoas que acompanhamos.”, afirma José Manuel Boavida, médico endocrinologista e presidente da APDP.
A tomada de decisão partilhada entre o profissional de saúde e a pessoa com diabetes assume um papel central no modelo de atendimento da APDP. Os resultados do estudo comprovam o sucesso desta abordagem, com 94,1% dos utentes a confirmarem que a decisão sobre o seu tratamento é partilhada com a equipa médica. “Esta prática promove a autonomia da pessoa, permitindo-lhe participar ativamente nas decisões que dizem respeito à sua saúde e ao seu bem-estar, contribuindo para uma maior adesão terapêutica e satisfação global. Ao longo dos anos, este tem sido, sem dúvida, um fator decisivo na aposta contínua dos nossos utentes nos serviços da APDP.”, explica o endocrinologista.
Reconhecendo a diabetes como uma condição complexa que afeta cada indivíduo de forma diferente, a APDP coloca ainda o respeito pelas especificidades de cada pessoa no centro do seu atendimento. O estudo confirma o impacto positivo desta abordagem, com uma expressiva percentagem de 97,9% dos utentes a sentirem-se respeitados e compreendidos pela equipa da APDP. Esta postura humanizada e individualizada contribui para a criação de um ambiente de confiança e segurança, essencial para o sucesso do tratamento.
Além disto, a APDP investe na articulação eficaz da sua equipa multidisciplinar, assegurando que os utentes recebem um acompanhamento completo e coordenado. Uma estratégia que agrada aos utentes, dos quais 95,7% consideram que os circuitos clínicos e a comunicação entre os diferentes profissionais são claros e eficientes. Esta fluidez na comunicação interna traduz-se numa experiência mais positiva para o utente, evitando redundâncias e otimizando o processo de tratamento.
O estudo, realizado pela eurosondagem entre 18 de novembro e 2 de dezembro de 2024, contou com a participação de 400 utentes e resulta de entrevistas pessoais e diretas. Os resultados reforçam a importância da decisão partilhada, do respeito pelas especificidades e da articulação da equipa multidisciplinar como pilares de um atendimento de excelência na área da diabetes.