91% dos consumidores gostaria que as marcas ligadas ao desporto promovessem a saúde mental
A maioria das pessoas inquiridas (76%) refere que o início do verão não é visto como um impedimento para continuarem a praticar desporto. No entanto, o principal motivo que leva à sua interrupção é o encerramento dos espaços ou aulas devido às férias. Numa época em que a forma física está ainda mais exposta que o habitual, 42% dos indivíduos questionados admitem preocuparem-se um pouco mais com a aparência durante este período.
Já 55% dos portugueses afirma que a chegada do verão não motiva a um aumento da prática de desporto e não sentem uma pressão superior. Relativamente aos cuidados com o corpo, a tendência (56%) é haver um cuidado com o mesmo durante todo o ano.
O bom tempo característico desta estação é também sinónimo de passar mais tempo ao ar livre e, nesse sentido, 44% dos consumidores menciona que prefere praticar desporto no exterior. Cerca de um terço dos portugueses admite ainda que o calor lhes tira a vontade de ir a um ginásio fechado, mas 30% não se importa tanto de ir, se este tiver uma zona ao ar livre onde seja possível exercitar-se.
A constante busca e idealização do corpo perfeito mencionada principalmente nesta altura do ano pode também ter impacto na saúde mental da população. Mais de metade dos inquiridos (65%) admite que a publicidade alusiva aos corpos perfeitos pode diminuir a autoestima de uma pessoa e que as marcas e empresas ligadas ao desporto deveriam promover também a saúde mental (91%).
A maioria dos portugueses refere também que está satisfeito com a publicidade feita pelas marcas de desporto, 44% sugere ainda que seria importante para estas marcas e empresas mostrar diferentes tamanhos de corpos nos seus anúncios. Contudo, os anúncios a clínicas de estética são indicados como um fator que pode ser melhorado.
No que diz respeito à compra de artigos relacionados com desporto, 74% dos inquiridos prefere adquirir produtos em lojas especializadas do setor, sobretudo em espaços físicos (41%). Por outro lado, a compra através dos sites online destas lojas é relativamente baixa (22%).
De acordo com a Decathlon, “a prática da atividade física, de forma individual ou coletiva, ajuda à boa disposição e liberta a mente. E, nos dias de hoje, está ao alcance de todos, independentemente da idade, da compleição física ou destreza. O nosso sentido, “Move people through the wonders of sport”, traduz isso mesmo e reforça que a prática de exercício físico nos dá confiança e ajuda a controlar a nossa energia”.
A Adidas, Decathlon, Nike, Prozis e Sport Zone são as principais marcas que os inquiridos referem seguir nas redes sociais. Embora apenas 30% o faça, os que o fazem, têm como intuito obter descontos exclusivos, estar atualizados quanto a novos produtos e lançamentos e receber dicas e ideias relacionadas à prática desportiva.
Segundo Jorge Simões, Diretor de Marketing e Ecommerce da Sport Zone: “A marca posiciona-se há vários anos como “Friendly Coach”, promovendo o bem-estar físico e mental dos portugueses, com dicas de saúde mental, nutrição, treino e produtos, todas estas adequadas às diversas práticas desportivas. Estas dicas podem ser encontradas nas redes sociais da Sport Zone, assim como no site e, ainda, através das newsletters para os membros do Sport Zone Club. O conteúdo é realizado por especialistas de cada área, em diversos formatos, como vídeos, ebooks, lives, entre outros. Estes formatos podem ser guardados para serem vistos e aplicados mais tarde, sempre que os utilizadores desejarem. Por outro lado, promovemos também eventos e workshops presenciais, onde de uma forma simples e gratuita, apoiamos quem quer melhorar o seu bem-estar físico e mental”.