8º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável debate os desafios da idade maior
Para João Malva, Coordenador do Ageing@Coimbra “a valorização do papel do idoso na sociedade e a aplicação de boas práticas em prol do seu bem-estar geral e de um envelhecimento ativo e saudável, é algo que tem de ser assumido por toda a sociedade como uma maior determinação. O aumento da esperança de vida não tem sido acompanhado por melhoria equivalente na saúde dos cidadãos nos últimos anos da sua vida”.
O consórcio Ageing@Coimbra surge, assim, como um facilitador de projetos inovadores na área do envelhecimento activo e saudável, assumindo-se como um estimulador da economia e do empreendedorismo jovem em torno dos serviços de saúde. “É urgente mudar o perfil de saúde dos idosos apostando na informação em saúde e na promoção de estilos de vida saudável. Foi essa a motivação que esteve na origem da criação do Ageing@Coimbra, o primeiro Centro de Referência Europeu para o Envelhecimento Ativo e Saudável em Portugal”, acrescenta o também investigador da Faculdade de Medicina Da Universidade de Coimbra.
Concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável com 10 Projetos finalistas:
São 10 os projetos finalistas da edição de 2021 do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os membros nucleares do consórcio Ageing@Coimbra (Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Cáritas Diocesana de Coimbra).
Foram admitidas a concurso 145 candidaturas, que traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo 7 da categoria Conhecimento+, 40 da categoria Saúde+ e 98 da categoria Vida+. As candidaturas apresentadas foram promovidas por cerca de 123 entidades de 81 dos 100 municípios da região Centro.
A edição de 2021 apresenta pretende dar a conhecer as mais inovadoras formas de promover saúde e bem-estar, numa lógica de um envelhecimento ativo e saudável, induzidas ou implementadas no âmbito de todas as restrições decorrentes da pandemia provocada pela COVID-19.
As 10 boas práticas finalistas nas três categorias são:
Categoria Conhecimento+
- Carrinho A-Mexer, da AEVA - Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro;
- Walk-ID, da Universidade de Aveiro.
Categoria Saúde+
- CENTR(AR): pulmões em andamento, da Universidade de Aveiro;
- Hospital amigo dos + velhos, do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC);
- Mais Saúde no Trabalho, da Grestel - Produtos Cerâmicos, SA.
Categoria Vida+
- Aqui e acolá por onde andará? Maletas pedagógicas para trabalho com seniores, da Câmara Municipal de Torres Vedras;
- Maiores Pela Janela, da Câmara Municipal de Ílhavo;
- Palco em Casa, da Sociedade Artística Musical dos Pousos;
- Projeto de Inovação Social Ombro Amigo, da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida;
- VirtuALL (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida), da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.
Com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, o encontro será realizado de acordo com todas as normas definidas pela Direção Geral da Saúde em vigor à data do mesmo.