7ª Semana Internacional da Tiroide
O hipotiroidismo é uma doença que afeta milhões de pessoas e que muitas vezes passa despercebida. Os sintomas do hipotiroidismo são muitas vezes confundidos com os de outras condições, como a depressão, doenças cardíacas ou Alzheimer.
A campanha da Semana Internacional da Tiroide visa alertar milhões de pessoas por todo o mundo de que podem estar a viver com uma condição debilitante, sem sequer terem conhecimento. A condição designada por hipotiroidismo afeta 2% da população mundial e ocorre devido a uma inatividade da glândula da tiroide, que deixa de produzir quantidades suficientes das hormonas da tiroide (tiroxina e triiodotironina).
Baixos níveis dessas hormonas podem causar diminuição da frequência cardíaca, cansaço, frio e problemas de obstipação. Depressão e aumento de peso também são sintomas muito comuns. Além disso, a fertilidade também pode ficar afetada.
Ashok Bhassen, Presidente da Federação Internacional da Tiroide, explica: “A doença da tiroide é muito comum, afeta cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo e coloca um 1,6 biliões de pessoas em risco. Estima-se que 50% dos afetados não têm conhecimento da sua condição”.
“A tiroide é um pequeno órgão, mas tem um grande impacto. O hipotiroidismo causa um grande sofrimento assim que aparecem os sintomas. Pessoalmente, dou as boas vindas a esta campanha de sensibilização por trazer mais informação sobre a doença do hipotiroidismo e reduzir o sofrimento desnecessário que muitos enfrentam todos os dias”, acrescenta Ashok Bhassen.
A campanha pretende enfatizar que o reconhecimento do hipotiroidismo é difícil, uma vez que os sintomas podem facilmente ser confundidos com os de outras doenças. O objetivo passa por encorajar as pessoas a reconhecer os sintomas e a procurar ajuda médica.
Nuno Silva, Responsável pela Área da Diabetes e Tiroide da Merck, refere que: “na Merck, a nossa missão é transformar a vida das pessoas doentes, através da medicina. Estamos orgulhosos por poder contribuir e sensibilizar para um problema ainda subdiagnosticado como é o caso do hipotiroidismo. As necessidades dos doentes estão no centro de tudo o que fazemos”.
Números das doenças da tiroide:
- O hipotiroidismo afeta 10 vezes mais mulheres do que homens.
- Cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas por problemas de tiroide, mas estima-se que 50% destas ainda deve desconhecer a sua condição.