Síndrome do Intestino Irritável (SII) e Dispepsia

2ª sessão do Science Hub Pharmacy incide sobre os Distúrbios Funcionais do Intestino

Após o sucesso do webinar realizado sobre a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE), a Alfasigma dá vida à 2ª sessão do Science Hub Pharmacy, com uma atualização sobre Distúrbios Funcionais do Intestino, em particular, a Síndrome do Intestino Irritável (SII) e a Dispepsia. Uma iniciativa que decorre no dia 9 de novembro, pelas 21h, e que tem como objetivo aprofundar os conhecimentos acerca destas condições clínicas e atualizar os profissionais de saúde para o seu aconselhamento farmacêutico, principalmente quando falamos destas patologias funcionais que são muito prevalentes na população portuguesa.

A SII é uma condição clínica que afeta aproximadamente 20% da população. É um dos distúrbios funcionais gastrointestinais mais comuns, caracterizado por manifestações e alterações digestivas crónicas através de vários sintomas, não apresentando uma causa identificada. Existe um conjunto de sintomas que são frequentemente mencionados como alterações no trânsito intestinal (diarreia ou obstipação), flatulência, distensão abdominal e dor abdominal, que se localiza, geralmente, na parte inferior do abdómen.

Já com a Dispepsia, o doente, que em muitos casos recorre à farmácia, apresenta sinais e sintomas relacionados com má digestão, sensação de enfartamento, dor na parte superior do abdômen, náuseas e sensação de mal-estar geral.  Estas duas patologias são muito comuns na população portuguesa e têm um impacto negativo ao nível da qualidade de vida, afetando vários aspetos da vida diária: produtividade laboral, ansiedade e depressão, interação social, exercício físico.

Rui Martins, diretor de Marketing e responsável pela área de Relações Públicas da Alfasigma refere que “Na sua missão de proporcionar uma melhor saúde, longevidade e qualidade de vida aos doentes, a Alfasigma reconhece o papel essencial da Farmácia como um autêntico centro de cuidados de saúde, muitas das vezes, o 1º a que o doente recorre e com o qual estabelece uma relação de confiança a longo prazo. Neste sentido, organizámos este webinar para ajudar os profissionais de saúde no seu aconselhamento farmacêutico, na troca de experiências e na formação de todos os profissionais nesta área, que convidamos a juntarem-se ao Dr. Pedro Ferreira (Farmacêutico) e ao Dr. Almeida Nunes (Médico de Medicina Interna).”

 

 

Fonte: 
Float
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock