1ª sessão do Science Hub Pharmacy da Alfasigma dedicada ao Refluxo Gastroesofágico

A DRGE é a doença crónica mais comum do trato digestivo alto e atinge 35% da população portuguesa com mais de 18 anos. Tem um impacto negativo ao nível do bem-estar e qualidade de vida, afetando vários aspetos da vida diária: produtividade laboral, ansiedade e depressão, interação social, exercício físico.
O refluxo gastroesofágico define-se como a passagem do conteúdo gástrico para o esófago, na ausência de vómitos. É um evento frequente que, na maioria dos adultos, ocorre regularmente, a seguir às refeições, em pequena quantidade. O refluxo torna-se patológico quando pela sua intensidade, frequência, natureza ou outros condicionalismos é suscetível de desencadear sintomas e/ou provocar lesões da mucosa esofágica (revestimento interior das paredes do esófago) ou, ainda, manifestações extra-esofágicas.
Rui Martins, diretor de Marketing e responsável pela área de Relações Públicas da Alfasigma refere que “A Alfasigma tem como missão proporcionar mais saúde, maior longevidade e qualidade de vida aos doentes, bem como um melhor serviço aos cuidadores e aos profissionais de saúde. Esta reconhece o papel essencial da Farmácia como um autêntico centro de cuidados de saúde, muitas vezes sendo o primeiro recurso do doente e com o qual estabelece uma relação de confiança a longo prazo. Nesse sentido, é fundamental apostar na troca de experiências e na formação de todos os profissionais nesta área e por isso, convidámos o médico internista Dr. Almeida Nunes e o farmacêutico Dr. Pedro Ferreira para conduzirem este webinar dedicado ao aconselhamento farmacêutico na Doença do Refluxo Gastroesofágico, uma patologia tão frequente e incapacitante na nossa patologia.”