Evento reuniu mais de 800 profissionais

18.º Congresso Português do AVC marcado pela tomada de posseda nova Direção para o triénio 2024-2026

O 18.º Congresso Português do AVC, realizado nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, na cidade do Porto, reuniu mais de 800 congressistas interessados na doença vascular cerebral que marcaram presença em debates estimulantes, apresentações inovadoras e cursos interativos, com vista à melhoria dos cuidados dos doentes com AVC. Para além de toda a partilha de conhecimento, atualizações científicas e networking, o evento da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) ficou marcado pela tomada de posse dos novos Órgãos Sociais para o triénio 2024-2026.

Junta-se agora ao Prof. Vítor Tedim Cruz, à Prof.ª Diana Aguiar de Sousa, ao Prof. João Sargento Freitas e ao Dr. Alexandre Amaral e Silva, que já faziam parte da anterior Direção, o Dr. Denis Gabriel, médico neurologista e anteriormente membro da J-SPAVC. Em ambiente de celebração, a nova Direção da SPAVC reforça o compromisso de continuar a enfrentar com determinação os desafios do AVC. Segundo o Presidente da Direção, Prof. Vítor Tedim Cruz, “há uma grande produção de conhecimento e, por isso, o nosso foco será manter a qualidade da oferta formativa, pois é através da transmissão de conhecimentos que é possível melhorar a prática clínica e estimular a investigação na área da doença vascular cerebral”. Outro dos objetivos da nova Direção para o próximo triénio é a “aproximação à sociedade civil”, com o intuito de “levar a mensagem da SPAVC mais longe e de forma mais incisiva”, acrescenta o neurologista.

 Mais uma vez, o maior evento da SPAVC refletiu o empenho coletivo da comunidade científica e médica, em Portugal, para continuar a melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do AVC. “Todos os anos, o Congresso Português do AVC seleciona os temas mais prementes no momento da evolução dos cuidados na doença vascular cerebral. É feita uma análise da produção de conhecimento prático dos últimos cinco anos e, com base nas áreas onde há uma maior necessidade de implementação de mudanças, selecionamos os temas para o evento”, explica o Prof. Vítor Tedim Cruz.

 Estiveram presentes profissionais de saúde de várias especialidades, que trabalham diariamente para reduzir o risco de AVC, e isso para nós é uma demonstração de realização.

 Os cursos são também outra das prioridades da SPAVC e, este ano, não foi exceção com o alargamento da oferta formativa. Nesta edição, a SPAVC organizou um total de sete cursos, pré e pós-congresso. “Nos cursos, os participantes treinam métodos, aprendem metodologias para implementar nos seus locais de trabalho e ficam mais preparados para identificarem aspetos a melhorar”, acrescenta.

 O especialista em Neurologia revela as datas para a próxima edição do Congresso, que será de 30 de janeiro a 1 de fevereiro de 2025, e finaliza com um sincero agradecimento a “todos os parceiros, da indústria farmacêutica e da sociedade civil, todo o empenho com que nos recebem e a forma como acolhem as nossas ideias”.

 
Fonte: 
Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC)