24 a 25 março

12ª Conferência de Valor APAH dedicada ao tema “Capital Humano na Saúde”

De 24 a 25 março de 2023, no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, a 12ª Conferência de Valor APAH será dedicada ao tema “CAPITAL HUMANO NA SAÚDE”.

A Conferência teve início hoje, em formato online, com várias sessões e-learning. Os próximos dois dias decorrerão em formato presencial onde serão debatidos temas como Liderança, Incentivos, Formação, Ambientes de Trabalho, Gestão de Equipas, Carreiras, entre outros.

A Cerimónia de Abertura decorrerá amanhã, dia 24 de março, pelas 14h00 e contará com a presença do Ministro da Saúde, Dr. Manuel Pizarro.

Segue-se a APAH Talk, pelas 14h30, apresentada pela Professora Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde.

Entre vários outros convidados, contaremos com a presença do Professor Pita Barros, da Nova SBE, que nos brindará com a sessão “Transferência e Partilha de Competências na Saúde – estamos preparados?”, dia 24, e de George Valiotis, Diretor Executivo da European Health Management Association, como orador da sessão “Que Trabalhadores em saúde queremos ter em 2033?”, dia 25.

Na Conferência serão também apresentados, os resultados do “Barómetro da Cultura Organizacional associada à Prestação de Cuidados”, uma iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, Direção Executiva do SNS, Ordem dos Psicólogos Portugueses e EY, com apoio técnico dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde [SPMS], com o objetivo de avaliar a importância da cultura organizacional das instituições do Serviço Nacional de Saúde [SNS], tendo como base um questionário enviado a todos os Colaboradores do SNS.

Esta sessão procurará refletir sobre a estratégia e as ações concretas que permitam melhorar a cultura organizacional do SNS e contará com um painel de debate constituído por: Professor Doutor Fernando Araújo – Diretor-Executivo Serviço Nacional de Saúde, Professor Doutor Adalberto Campos Fernandes - Professor na Escola Nacional de Saúde Pública e Ex-Ministro da Saúde, Dr.ª Rosa Valente Matos – Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central e ex-Secretária de Estado da Saúde e Dr. Tiago Gonçalves – Vogal do Conselho Diretivo da ACSS que procurará refletir sobre a estratégia e as ações concretas que permitam melhorar a cultura organizacional do Serviço Nacional de Saúde.

Presidida por Delfim Rodrigues, Sócio de Mérito e atual Presidente do Conselho Fiscal e Disciplina da APAH, a 12.ª Conferência de Valor APAH tem como objetivo contribuir para uma maior valorização dos profissionais de saúde do sistema de saúde português.

Fonte: 
Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH)