5 de Maio

Dia do Enfermeiro de Saúde Materna assinalado na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

“Mulheres e recém-nascidos: no coração da obstetrícia” é o tema do encontro, a 5 de maio, no Polo B da instituição. Fórum evocativo da profissão pretende difundir a importância do enfermeiro de Saúde Materna e Obstétrica no desenvolvimento da saúde sexual e reprodutiva.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) acolhe, a 5 de maio, o 2º Fórum do Dia do Enfermeiro de Saúde Materna, subordinado ao tema: “Mulheres e Recém-nascidos: no coração da obstetrícia” e que é organizado pela Rede ESMOG - Enfermagem de Saúde Materna, Obstétrica e Ginecológica.

Este fórum, a decorrer no Polo B da ESEnfC, em S. Martinho do Bispo, pretende responder ao apelo lançado pela International Confederation of Midwives (Confederação Internacional de Parteiras), de divulgar a importância do enfermeiro de Saúde Materna e Obstétrica (ESMO) e o seu contributo para o desenvolvimento da saúde sexual e reprodutiva e dos objetivos do milénio.

Numa sessão evocativa do Dia do Enfermeiro de Saúde Materna, pelas 11h00, estarão a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, a deputada à Assembleia da República e membro da Comissão Parlamentar de Saúde, Fátima Ramos, o presidente do Colégio de Especialidade de Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica da Ordem dos Enfermeiros, Vítor Varela, a representante da Associação Portuguesa dos Enfermeiros Obstetras, Dolores Sardo, o enfermeiro diretor do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), António Manuel Marques, e a presidente da Direção de Enfermagem do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego, Maria Zita Gomes.

No 2º Fórum do Dia do Enfermeiro de Saúde Materna serão tratados os temas “O acesso das mulheres aos cuidados de saúde especializados”, “Investigação e cuidar em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia: que necessidades? Que desafios?”, “A ingestão hídrica durante o trabalho de parto”, “Intervenção não farmacológica na dor no pós-parto” e “Empowerment dos pais na amamentação”.

O programa do fórum encerra com um evento surpresa, pelas 17h00, no Largo da Portagem.

O encontro organizado pela Rede ESMOG conta, ainda, com uma mostra de cuidados, que apresentará experiências de melhoria da qualidade de cuidados, projetos de formação, investigação e extensão à comunidade.

A Rede ESMOG é uma cooperação técnica, científica e humanística de enfermeiros ligados à prática clínica, à gestão, ensino, formação e investigação, visando potenciar sinergias no âmbito da saúde sexual, reprodutiva e neonatal. Resulta da colaboração interinstitucional entre ACES do Baixo Mondego, CHUC e ESEnfC.

Mais informações estão disponíveis no sítio do evento na Internet, em www.esenfc.pt/event/eventoesmog2016.

A ESEnfC assinala, em 2016, os 135 anos de ensino de Enfermagem em Coimbra e em Portugal, além dos dez anos de fusão das duas instituições de ensino superior que lhe deram origem: as anteriores escolas Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ESEnfC