Rastreios de voz gratuitos no Egas Moniz
![](https://www.atlasdasaude.pt/sites/default/files/styles/medium/public/field/image/medica_mulher_exame_tiroide_consulta_ss_4.jpg?itok=Zj3kgQdb)
A antecipar o Dia Mundial da Voz, que se celebra a 16 de Abril, o Hospital Egas Moniz, em Lisboa, fará rastreios de voz gratuitos a todas as pessoas que lá se desloquem nos dias 14, 15 e 16 deste mês. A realização do rastreio é fundamental, escreve o Sapo, pois através dele as patologias são identificadas mais cedo.
“É crucial para a saúde vocal dos portugueses que as pessoas, regularmente, façam um exame às suas cordas vocais. É isso que permite fazer o diagnóstico precoce de várias doenças, entre as quais o cancro da laringe”, afirma, num comunicado daquela unidade de saúde, Clara Capucho, cirurgiã otorrinolaringologista que coordena a Unidade de Voz do Egas Moniz. “Estes rastreios, não só se deviam multiplicar ao longo do ano, como se deviam também estender a todos os distritos do país e regiões autónomas”, defende ainda médica.
Além dos rastreios, vão decorrer em simultâneo "pequenas atuações" no Egas Moniz com atores no âmbito de um projeto de prevenção de saúde vocal nesta unidade hospitalar: Pedro Giestas interpretará um monólogo quinta-feira, pelas 10h30 e Paulo Pires representará uma parte de uma peça de teatro sexta-feira, às 15h. Também no Teatro Ibérico, em Lisboa, decorrerá o espetáculo A Voz no Espaço da Representação, no dia 15 de Abril, a partir das 21h30.
As iniciativas comemorativas do Dia Mundial da Voz são promovidas pela Fundação Gestão dos Direitos dos Artistas, pela Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz e pelos Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa.