Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis

Municípios assinalam Dia Mundial da Saúde

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis está a assinalar esta semana o Dia Mundial da Saúde com a realização de caminhadas, ateliês temáticos, rastreios de saúdes e aulas de ginástica, anunciou a organização.

A prevenção da diabetes é o principal objetivo das “práticas e atividades saudáveis” que vão decorrer em 11 municípios inscritos na rede, uma vez que foi este o tema escolhido este ano pela Organização Mundial de Saúde para as comemorações deste dia.

Caminhadas, ateliês temáticos, rastreios de saúde e aulas de ginástica são algumas das atividades previstas, e que visam contrariar “os fatores de risco associados à grande maioria das doenças crónicas”, explicou a organização em comunicado.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis (RPMS) foi criada em 1997, com o objetivo de desenvolver o projeto ‘Cidades Saudáveis’, que promove a saúde de uma forma geral e, segundo o site da associação, se centra “na importância dos condicionantes da saúde na melhoria da qualidade de vida da população das comunidades locais”.

Atualmente, a rede é composta por 30 municípios para os quais a promoção da saúde é assumida “como uma prioridade da sua agenda política”.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock