Nos EUA

Alerta de riscos de dependência e morte nos analgésicos opiáceos

A Administração de Alimentos e Medicamentos norte-americana anunciou que vai passar a ser obrigatório incluir nas etiquetas de analgésicos opiáceos alertas sobre os riscos de dependência, overdose e morte.

A dependência crescente dos norte-americanos de analgésicos opiáceos como o OxyContin ou o Vicodin é a razão pela qual muitos cidadãos são viciados em heroína, que pode ser comprada muito mais barata nas ruas.

A partir de agora, as embalagens de mais de 200 tipos de analgésicos (de ação rápida) devem conter "um aviso sobre os riscos graves de mau uso, abuso, dependência, overdose e morte", entre outras mudanças de rotulagem para “informar as pessoas sobre os riscos destes medicamentos”, disse a Administração de Alimentos e Medicamentos norte-americana em comunicado.

Os analgésicos opiáceos e a heroína “estiveram envolvidos” em mais de 28.000 mortes nos Estados Unidos em 2014, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), em inglês.

Atualmente, morrem mais norte-americanos devido ao uso (abuso) de drogas do que em acidentes de viação, segundo dados avançados pela Casa Branca.

Fonte: 
LUSA
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock