Associação de Jovens Diabéticos de Portugal

Jovens mais esclarecidos sobre diabetes

“AJDP nas Escolas” levou sessões de esclarecimento sobre diabetes a mais de 2300 jovens, desde 2011. Criado pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal tem como objetivo educar a comunidade sobre a diabetes, minimizar as situações de discriminação e revelar o impacto desta doença no quotidiano dos jovens.

Em 2015, as 7 sessões de esclarecimento sobre diabetes realizadas pela Associação de Jovens Diabéticos de Portugal (AJDP), na região centro e na região de Lisboa e Vale do Tejo, contaram com a participação de cerca de 270 pessoas, sendo na sua maioria Jovens do Ensino Básico e Secundário. Este ano o projeto já voltou a arrancar: desde Janeiro de 2016 foram realizadas sessões de esclarecimento em 5 Escolas e foi organizada uma Formação de Voluntariados “AJDP nas Escolas” em Lisboa.

Carlos Neves, Vice-Presidente da AJDP, acredita que “este projeto tem muito potencial e pode chegar a muito mais pessoas, até porque os pedidos por parte das escolas estão a aumentar. Assim, torna-se essencial conseguirmos mais voluntários com disponibilidade para receber formação e mais apoios financeiros, para conseguirmos que o projeto continue a crescer e educar cada vez mais jovens.” Além das sessões de esclarecimento, é também objetivo do projeto, para o presente ano, a realização de uma Formação de Voluntários na região Norte do país, assim como o estabelecimento de parcerias com Câmaras Municipais, Centros de Saúde e outras Associações.

O projeto “AJDP nas escolas” começou em 2009 com o desenvolvimento de sessões de esclarecimento a partir de uma rede de voluntários que se deslocam a instituições e a escolas para desmistificar a diabetes e debater temáticas como os hábitos das pessoas com diabetes, o diagnóstico da doença tipo I e tipo II, a importância de uma alimentação saudável e do exercício físico. Jenifer Duarte, voluntária no projeto “AJDP nas escolas” e nutricionista da AJDP, refere que “estas sessões permitem que os jovens com diabetes não se sintam incapacitados pela doença e ajudam a comunidade das escolas a aprender a lidar com esta condição”.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.