Bolhas por queimaduras
Tanto o calor como o frio podem causar queimaduras classificadas por diferentes graus, conforme a camada de pele afectada e que, por sua vez, irão dar origem a bolhas.
Queimaduras pelo calor
O contacto com objectos quentes ou água a ferver são os casos mais comuns que dão origem a queimaduras classificadas como as de 2º grau, pois afectam a segunda camada de pele, chamada derme.
Contrariamente ao que muitas pessoas ainda continuam a aconselhar, a aplicação de manteiga ou cremes hidratantes após a queimadura é completamente desaconselhável pois pode dar origem a infecções graves.
Deve sim, colocar a zona que sofreu a queimadura, debaixo de água corrente fria ou utilizar soro fisiológico arrefecendo, deste modo, a pele. De seguida, caso tenha, coloque uma gase própria para queimaduras pois já contêm uma percentagem de antibiótico capaz de aliviar a dor. Caso não tenha estas gases, aplique uma compressa húmida para ajudar a proteger a queimadura.
Evite rebentar as bolhas pois ao rebentá-las a ferida fica vulnerável à entrada de bactérias que poderão dar origem a uma infecção.
Queimaduras pelo frio
As chamadas geladuras são outro tipo de queimaduras provocadas pelo frio extremo e que por sua vez também provocam bolhas.
Nestes casos ocorre uma congelação local da pele, que normalmente acontece nas extremidades do corpo como as mãos, os pés, o nariz ou as orelhas.
Não friccione nem utilize qualquer fonte de calor directo como meio de tratamento neste tipo de queimaduras, pois para além de lhe causar dor pode levar a complicações mais graves. Deve cobrir as zonas afectadas com um agasalho e procurar a ajuda de um médico.