Violência no namoro

Escola de Enfermagem de Coimbra atrai voluntários para projeto de educação por pares

Chama-se “O(U)sar & Ser Laço Branco”, nome inspirado na Campanha do Laço Branco (“White Ribbon Campaign”) que surgiu, no século passado, no Canadá, e é um projeto através do qual a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra combate, desde 2007, a violência nas relações de namoro, levando a educação e a prevenção a muitas escolas secundárias no país.

Sensibilizar para a importância desta causa, simultaneamente com o objetivo de recrutar jovens voluntários para o projeto, foi o propósito de uma iniciativa realizada, segunda-feira, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a pretexto do Dia dos Namorados (14 de fevereiro) que se assinalou no último domingo.

Dirigida aos estudantes do 1º ano da licenciatura em Enfermagem, a iniciativa constou de uma apresentação do projeto – pelas professoras Cristina Veríssimo e Conceição Alegre de Sá –, seguida de uma sessão de teatro do oprimido, método pelo qual os estudantes de Enfermagem voluntários educam outros jovens, no sentido da prevenção dos comportamentos agressivos e do combate à violência exercida sobre as mulheres, especialmente no contexto das relações de intimidade.

Dados divulgados há dias, pelo Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, revelam que a violência entre namorados ou ex-namorados registou, em 2015, um aumento de 44,4%, comparativamente com o ano anterior.

O projeto “(O)Usar & Ser Laço Branco” tem por madrinha a cantora Rita Guerra.

Foram celebradas parcerias com a ESEnfC, no âmbito deste projeto, com as organizações não-governamentais Mulheres Século XXI (Leiria) e Gaudeamus - Associação Juvenil (Tábua), a Orquestra Clássica do Centro, a Associação Pele – Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria.

Fonte: 
ESEnfC
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.