APSA promove debate aberto à sociedade
O debate “Na pele de uma pessoa com Síndrome de Asperger” vai acontecer no Auditório da Atmosfera M (Rua Castilho, 5 – Lisboa), no dia 18 de fevereiro, entre as 16h30 e as 18h30. Aberto a toda a população, este debate moderado por Fernanda Freitas, tem como convidados: Piedade Líbano Monteiro (Presidente da Direção da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger), dois representantes da REN - Redes Energéticas Nacionais, empresa parceira da Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) e que tem permitido que jovens com SA tenham uma experiência profissional - Jorge Paulos (Técnico de Contabilidade da REN), Susana Neves (Técnica de Fiscalidade, Consolidação e Reporte da REN).
Também o ator Cristóvão Campos, que interpreta um jovem com Síndrome de Asperger (SA) na telenovela “Coração d’Ouro”, participará neste evento e dará o seu testemunho de como preparou a sua personagem e do contacto que teve com a APSA e com estes jovens.
“Partilhar com a sociedade como se sente uma pessoa com SA no ‘nosso mundo’, como legenda as suas dificuldades e como deveríamos nós legendar o nosso mundo para facilitar a sua integração e inclusão plena é o objetivo principal deste debate”, refere Piedade Líbano Monteiro, presidente da APSA.
A APSA tem desde sempre tido como missão divulgar, explicar e desdramatizar a Síndrome de Asperger. “Hoje, podemos afirmar que já sentimos um maior conhecimento e uma maior abertura para entender as pessoas com SA, mas ainda há um caminho a percorrer. É importante continuar envolver as pessoas, as empresas e a sociedade em geral e, é por isso que iniciativas como esta são tão importantes. São todos bem-vindos no próximo dia 18 de fevereiro”, acrescenta Piedade Líbano Monteiro.