Eleita nova bastonária da Ordem dos Farmacêuticos
Cerca de 15 mil farmacêuticos estavam chamados no sábado a eleger o novo bastonário e Ana Paula Martins liderava a única lista que se apresentou para os órgãos nacionais da Ordem dos Farmacêuticos.
Para a Mesa da Assembleia Geral, a candidatura apresentou os nomes de Jorge Nunes de Oliveira, João Silveira e Catarina Coelho. Ao Conselho Jurisdicional concorreram Margarida Caramona, João Paulo Vaz e Carlos Afonso.
A nova bastonária toma posse a 17 de fevereiro.
Segundo o comunicado, Ana Cristina Rama e Ema Paulino foram, por outro lado, reeleitas presidente da Secção Regional do Centro e presidente da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, respetivamente, e Franklim Marques passa a presidir à Secção Regional do Norte.
Nas regiões autónomas, Bruno Olim Ferreira continua à frente da delegação da Madeira e Ana Margarida Martins é a nova presidente da Delegação dos Açores.
Por outro lado, Rui Pinto foi eleito para presidir ao Conselho do Colégio de Especialidade de Análises Clínicas e Genética Humana.
"Nos restantes Colégios de Especialidade foram eleitas as listas únicas, lideradas por Nuno Moreira, para o Conselho do Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica, António Melo Gouveia, para o Conselho do Colégio de Especialidade de Farmácia Hospitalar, e Pedro Freitas, para o Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares", segundo o mesmo texto.
Segundo dados da própria Ordem, cerca de 15 mil farmacêuticos exercem a profissão em Portugal em vários ramos da atividade, desde o setor do medicamento ao setor das análises clínicas ou genéticas.