Pet Festival

Donos desafiados a mostrarem que conhecem os gostos alimentares dos seus animais

No maior evento dedicado aos amantes de animais – o Pet Festival – que decorre entre 29 e 31 de Janeiro na Feira Internacional de Lisboa, é lançado um quizz onde os donos serão desafiados a mostrarem se conhecem realmente os gostos e a alimentação mais indicada para os seus animais. Provas de agilidade e exposições felinas são, ainda, exemplos de atividades que decorrerão nos três dias do evento.

Sabia que os gatos Siameses comem muito depressa o que causa uma grande ingestão de ar durante a refeição; que o gato não tem qualquer preferência pelo sabor doce, uma vez que não tem capacidade para o sentir; ou que em comparação com o Homem, o gato e o cão têm um número muito limitado de papilas gustativas? São vários os mitos sobre a alimentação dos animais que podem ser desvendados ao longo dos três dias da maior feira dedicada aos animais.

“A alimentação não é apenas fornecer os nutrientes indispensáveis às necessidades do gato e do cão, mas também contribuir para o seu bem-estar e longevidade. Na verdade, a Nutrição é mesmo considerada o primeiro passo para a Saúde”, explica Rita Silva, Médica Veterinária, sobre a importância de educar os donos dos animais para a alimentação dos seus animais de estimação.

“É, pois, essencial que os alimentos sejam adaptados às verdadeiras necessidades nutricionais do gato e do cão, atendendo às suas particularidades - tamanho, raça, idade e sensibilidades. Ao longo dos três dias, pretendemos proporcionar aos donos a possibilidade de terem mais informação sobre os alimentos e aconselhamento nutricional para os seus animais, bem como sensibilizar para problemáticas emergentes como a obesidade em cães e gatos”, Rita Silva.

São ainda várias as atividades que todos os amantes de animais poderão assistir no Pet Festival. Entre as 11h30 e as 22h de dia 30 e as 10h30 e as 19h de dia 31 decorrem duas Exposições Internacionais Felinas de Lisboa, iniciativa desenvolvida pelo Clube Português de Felinicultura, e que contará com mais de 180 gatos de 20 raças diferentes.

Para os adeptos da ação decorrem, ainda, o 11º e 12º Troféu Agility Future Dogs/Royal Canin, duas provas oficiais do campeonato nacional e o 2º Troféu Agility Collie Clube de Portugal, onde a obediência, a agilidade e a velocidade dos animais serão postas à prova.

O Pet Festival é a maior festa da mascote realizada em Portugal, dedicado à apresentação e dinamização de várias espécies e raças de animais de companhia. É igualmente o local onde clubes, fãs e amigos competem entre si e trocam experiências. “pet´s & family” é o tema da próxima edição e aborda o relacionamento existente no meio familiar entre pessoas e animais de estimação. Nos três dias são esperados 35 mil visitantes e 5 mil animais. Os bilhetes variam entre os 5€ e os 7€ diários.

Fonte: 
Hill+Knowlton Strategies Portugal
Nota: 
As informações e conselhos disponibilizados no Atlas da Saúde não substituem o parecer/opinião do seu Médico, Enfermeiro, Farmacêutico e/ou Nutricionista.
Foto: 
ShutterStock