Depilação luz pulsada vs Depilação a laser
As tecnologias dos aparelhos e as técnicas utilizadas nestes dois tipos de fotodepilação são bastante diferentes. O tipo de energia utilizada e a forma como esta é aplicada vão fazer a diferença nos resultados finais da depilação.
A diferença entre as duas é que o laser possui um só comprimento de onda e a IPL tem vários comprimentos de onda. Uma possui apenas uma cor (monocromática), enquanto a outra tem luz branca (policromática), respectivamente.
A técnica IPL caracteriza-se por uma máquina que é usada normalmente em diversos espaços como cabeleireiros, centros de estética, etc. Não existe controlo médico da sua utilização, o tratamento é feito por técnicos e as máquinas podem ter mais utilidades para além da depilação, como por exemplo o tratamento de derrames e o foto rejuvenescimento.
A técnica laser distingue-se pelo modo de aplicação da luz, que é de uma forma mais precisa de modo a destruir o pelo de forma definitiva não danificando as camadas de pele envolventes. Contrariamente ao que acontece com a utilização dos aparelhos IPL, esta técnica só pode ser aplicada sob a supervisão de um médico.
O que faz com que a IPL tenha outras utilidades para além da depilação são os filtros utilizados e que permitem variar o comprimento de onda. Com o laser isto não acontece pois só tem um comprimento de onda, sendo necessário adicionar mais lasers para alterar o comprimento de onda.
Uma das maiores vantagens da IPL em relação ao laser é ser menos doloroso, porém são necessárias mais sessões para obter bons resultados. Se por um lado é melhor para pessoas mais sensíveis à dor, por outro torna-se mais dispendioso devido à quantidade de sessões, não garantido nunca a eliminação total dos pelos.
Em termos de resultados pode-se concluir que a depilação a laser tem mais sucesso, e é mais rápida, pois o comprimento de onda utilizado por estes aparelhos é específico para a depilação definitiva, garantido assim a eliminação total dos pelos.